Transparência
icon-transparencia

A importância da preservação dos mananciais e o combate ao desperdício da água, foram ressaltados durante a visita de grupos da Terceira Idade e de estudantes de 1º grau à captação de água da Cesan, no rio Santa Maria da Vitória, nesta sexta-feira, 21 de março. O evento realizado pela empresa, fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água.

Após a visita, os grupos de Barcelona, na Serra, formados pelo Clube de Terceira Idade Vivendo e Aprendendo e de 60 alunos da 7ª série da Escola Múltipla ouviram com atenção as orientações dos diretores da Cesan sobre o assunto. “Agora, sabemos como usar melhor a água”, comentou a vice-presidente do grupo de pessoa acima de 50 anos, Eni Nunes de Carvalho.

Logo após, foi inaugurado, no Centro Operativo da Cesan, em Carapina, o Centro Educativo Engenheiro João Batista Pereira Neto, com enfoque especial para o saneamento ambiental. A homenagem foi feita ao empregado da Cesan que se destacou no trabalho em prol da qualidade da água oferecida pela empresa, durante os anos de 1968 e 1996.

O projeto, destinado a atender escolas e comunidades dentro do Programa de Educação Ambiental da Cesan, foi desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente e Divisão de Recursos Hídricos, em parceria com a Divisão de Água Norte, Assessoria de Relações com a Comunidade e a Comunicação Social.

O diretor-presidente da empresa, Paulo Ruy Vallin Carnelli, pediu cautela no uso diário da água. “Este é um bem finito. No Oriente Médio, vários países já consomem mais água, do que produzem. Além disso, para que a água chegue nas casas é preciso um longo processo, que exige vultuosos investimentos”, comentou. Para o próximo ano, prometeu um evento de maior porte para lembrar a data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1983.

A interação das comunidades em questões de educação ambiental e a preservação dos mananciais serão incentivadas pela Cesan, segundo o Diretor de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira. O diretor de produção Carlos Fernando Martinelli, destacou a importância do Centro Educativo, o primeiro espaço no local destinado a receber a comunidade. O vice-presidente, Luiz Paulo Amorim, pediu para que cada morador esteja comprometido com o combate ao desperdício da água.

Arrancando muitos aplausos, a estudante da 7ª série, Nayara Moulaes, ressaltou a importância da água no planeta: “Sem água, não há vida. Se não nos conscientizarmos, haverá outras guerras e não será pelo petróleo, mas pela água”. Para a supervisora da escola, Mariana Tavares, o dia possibilitou aos estudantes verem, na prática, como é todo o processo de captação e tratamento da água.

Vitória, 21 de março de 2003.

Assessoria de Comunicação da Cesan

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade