A Cesan concluiu mais uma estação de tratamento de esgoto, que fica em Areinha, em Viana. Os moradores dos bairros Caxias do Sul e Areinha já têm à sua disposição 592 ligações de esgoto. Agora os imóveis beneficiados podem fazer as ligações intradomicilares, ou seja, fazer a conexão da caixa de esgoto que está nas calçadas até o interior dos imóveis. A Cesan visitará os imóveis nos próximos dias e distribuirá folhetos informativos sobre o assunto. Em caso de dúvidas, basta ligar para o 115.
O investimento total, por meio do Programa Águas Limpas, foi de cerca de R$ 2,65 milhões, beneficiando mais de dois mil habitantes. Ao interligar o esgoto do imóvel à rede coletora da Cesan, o morador colabora com a limpeza e conservação das praias e rios, pois o esgoto que é conduzido à estação é tratado e devolvido à natureza, contribuindo assim com a qualidade de vida da população.
Nos últimos dias 22 e 23, a Divisão de Relações com a Comunidade da Cesan se reuniu com a comunidade e as lideranças desses dois bairros no Centro Comunitário de Soteco e Escola Municipal João Paulo Sobrinho, em Areinha. O objetivo foi orientar a população sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde e preservação do meio ambiente e repassar orientações técnicas sobre a forma correta de interligação do imóvel à rede e a utilização adequada das instalações. As reuniões contaram com aproximadamente 60 pessoas.
O sistema de esgotamento sanitário de Areinha e Caxias do Sul é composto de estação de tratamento de esgoto, dez quilômetros de redes coletoras, duas elevatórias (bombas) de esgoto e emissário de esgoto bruto.
Legislação
A ligação do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é obrigatória, por determinação das Leis Estaduais nº 7499/2003 e 9.096/2008, que tratam da Política Estadual de Saneamento Básico, e da Lei Federal 11.445/2007 e seu decreto regulamentador nº 7.217/2010.
De acordo com a legislação, compete ao proprietário do imóvel a sua ligação à rede coletora de esgoto, cujo ponto de interligação está na calçada em frente à residência. Mesmo os imóveis que possuem sistema de fossa filtro devem ser interligados ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, porque a fossa é uma solução individual permitida em lei somente em casos de ausência de rede pública de saneamento básico.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Almir Casagrande
2127-5075
Texto: Prisciana Gonçalves
Plantão (fins de semana) – 9822 8612
comunica@cesan.com.br