Transparência
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Paulo Ruy Carneli, Presidente da Cesan
Paulo Ruy Carneli, Presidente da Cesan

“Usamos a tecnologia à nossa disposição e é bom que a Cesan possa utilizar desses instrumentos. A empresa tem ampliado suas redes tanto de água quanto de esgoto, seus ativos e sua rede de parcerias. Isso é importante para uma empresa que quer se colocar no cenário nacional”, afirmou o governador Renato Casagrande, no evento de lançamento do Sistema de Informações Geográficas – GIS Corporativo.

O evento foi realizado nessa quarta-feira (19), no Itamaraty Hall, com a presença de cerca de 400 pessoas, entre empregados e convidados. Lá a Cesan colocou o GIS em operação, um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, baseado na plataforma ArcGIS, a mais avançada em todo o mundo.

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Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo

“Estamos investindo R$ 1 bilhão para ampliar o saneamento e também ampliando a capacidade de financiamento e modernização da companhia. Essa ferramenta fará com
que a Cesan seja cada vez mais uma empresa modelo para as outras do país e vai colaborar para que continue se organizando”, concluiu Casagrande.

Durante o evento de lançamento do GIS Corporativo, no Itamaraty Hall, o presidente da empresa Paulo Ruy enfatizou a importância do sistema, mas lembrou que ele não funciona sozinho. “Só vai funcionar se todos fizermos corretamente a nossa parte. Para isso, nos últimos 11 anos, foram investidos em tecnologia da informação R$ 60 milhões, com aquisição de equipamentos, recursos humanos, servidores, 1.400 computadores,  144 notebooks, impressoras, Data Center implantado, sistemas como Sicat, Sigao, Sap”, disse.

Visão de futuro

O presidente da Imagem, representante no Brasil do software (plataforma) Arc Gis, Eneas Brum, fez a palestra magna, e destacou que a plataforma permite várias interações, mas principalmente possibilita automação de fluxos de trabalho, conecta-se com sistemas corporativos, trata e organiza todos os dados espaciais e integra dados corporativos à geografia.

“A ideia nasceu de um grupo de pessoas na Cesan que viu o futuro. E ainda existem possibilidades de expansão, possibilita que os colaboradores da empresa se apropriem e desenvolvam sua plataforma. Basicamente estamos falando de conexão: com as gerencias, com os clientes, com a sociedade”, enfatizou.

Em seguida os empregados da companhia que fizeram a coordenadoria executiva e a de sistemas do Projeto GIS Corporativo, Etelvina Jeveaux, e Juliano Brunello Zaban, apresentaram, na prática, como o sistema funciona.

Etelvina explicou que o GIS foi uma construção com toda a empresa e teve participação para implantação de 40% da força de trabalho.  “Hoje o projeto está sendo entregue e passa a virar processo, isto é, passa a ser responsabilidade de todos. O sistema garante padronização, integra em uma mesma plataforma informações que as diversas áreas podem acessar, pesquisar e relacionar os dados porque estão organizados”, explicou.

Lançamento do Sistema de Informações Geográficas (GIS)
Lançamento do Sistema de Informações Geográficas (GIS)

Como exemplo, a coordenadora citou as melhorias na hidrometração. “Além de mapear cada ligação de água, centralizamos a gestão das medições dentro da companhia. Esse foi um benefício concreto do Gis. Muitos outros podem vir, pois temos muita coisa feita já. Toda cartografia, redes de água e esgoto mapeadas e também questões do meio ambiente como locais de outorga, de monitoramento. Então, temos muita informação que podemos trabalhar de agora em diante”, alertou.

Juliano destacou que o projeto não se concentrou na Grande Vitória. “O que foi vital para o projeto funcionar no interior foi a edição desconectada. Ou seja, os cadastristas do interior conseguem trabalhar localmente e no fim do dia sincronizar todos os dados. Outro ganho foi a centralização e integração. Todos os dados que estavam nos diversos setores da companhia agora estão no mesmo local. Podemos cruzar informações e isso é um grande avanço. O sistema foi criado, com base nas necessidades de vocês e para vocês”, concluiu.

Entre os grandes avanços que o GIS propicia estão, entre outros, a unificação e a centralização da base de dados espaciais tanto da Grande Vitória quanto do interior; a disponibilização das informações de forma corporativa; a padronização dos dados; e o domínio da Cesan na rotina de Gestão de Rotas de Leitura/Caminhamento, vital para um eficaz trabalho para ler e faturar o consumo dos clientes.

Antecedentes

A história do Geoprocessamento na Cesan tem início em 1998, com a implantação do Infogeo, uma importante ferramenta de Geoprocessamento, que muito auxiliou na agilidade e qualidade dos serviços prestados, principalmente para a área comercial.

Essa ferramenta foi desenvolvida dentro da própria Cesan e a sua implantação permitiu que se iniciasse uma cultura de Geoprocessamento na empresa. Ela, porém, possuía algumas limitações, a principal delas está no fato de não ser um sistema de informações integradas (comercial e operacional).

A implantação de um Sistema Integrado de Informações Geográficas – GIS era um sonho, uma meta e a empresa só conseguiu iniciar este processo em 2009, com o lançamento do edital de contratação destes serviços. Ao longo dos quatro anos de sua implantação, aproximadamente 600 empregados participaram dessa construção, opinando sobre quais funcionalidades eram as melhores para os seus processos operacionais.

Hoje, além de ser a realização desse sonho, a implantação desta tecnologia passa a ser um divisor de águas para a Cesan, pois a empresa terá uma eficiente ferramenta de gestão, com a qual ela pode visualizar diversos cenários ainda melhores que os da situação atual, tais como identificar regiões com problemas de abastecimento, vazamentos, qualidade da água, perdas, índice de adesão por bairro, bem como planejar o futuro da aplicação dos seus investimentos onde houver demanda por novos empreendimentos de saneamento, concentrações populações, dentre outros, tudo isto podendo ser visualizado de forma geográfica.

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Texto: José Maria de Souza e Raquel d’ Ávila

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