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É estimado que mais de 137 mil clientes tenham a possibilidade de requerer o benefício.
É estimado que mais de 137 mil clientes tenham a possibilidade de requerer o benefício.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está convocando seus clientes que recebem Bolsa Família, do Governo Federal, Bolsa Capixaba ou Benefício de Prestação Continuada – BPC (Amparo Social) a se dirigirem aos escritórios de atendimento, espalhados pelos 52 municípios onde a empresa atua para requererem o benefício da tarifa social ou renová-lo neste ano. A lista com o endereço está disponível no site www.cesan.com.br, no link: https://www.cesan.com.br/?page_id=1154.

A Companhia estima que 137.683 clientes podem requerer o benefício. Após três anos de vigência da tarifa social, instituída pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), por meio da Resolução nº012/2011, apenas 4.682 pessoas estão cadastrados até o momento. A tarifa social é um benefício da Cesan, em forma de desconto de até 60%, que incide sobre as tarifas de água e esgoto dos imóveis classificados na categoria Residencial.

 

De acordo com a gerente de Relações com o Cliente da Cesan, Maria José Fernandes,

o imóvel beneficiário da tarifa social deve estar localizado no município onde o usuário esteja cadastrado no Programa Bolsa Família, Bolsa Capixaba ou BPC. “O imóvel perderá automaticamente o benefício, caso não sejam observadas as disposições estabelecidas pela Companhia. Cabe ressaltar que caso a família deixe de utilizar o imóvel beneficiário da tarifa social, deverá comunicar à Cesan para que seja efetuada a devida alteração cadastral”, explicou.

A concessão do benefício passa por uma validação da Cesan, que fará uma avaliação da situação de cada unidade consumidora. Os clientes aptos a requerer a tarifa social devem levar aos escritórios os seguintes documentos:

1 – Conta de água/esgoto;
2 – Comprovante de residência em nome do usuário;
3 – Cópia do CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento oficial de identificação com foto;
4 – Cópia do Cartão de beneficiário do Programa Bolsa Família, Bolsa Capixaba ou Cartão de Benefício de Prestação Continuada – BPC (Amparo Social).
5 – Comprovante mais recente de recebimento do benefício.

Buscando aumentar o número de beneficiados, assistentes sociais da Cesan têm realizado reuniões nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios da Grande Vitória, com o objetivo de orientar os técnicos e a comunidade sobre os critérios de inclusão na tarifa social da Cesan; ações concentradas em bairros; encaminhado correspondências personalizadas e contatos telefônicos com clientes elegíveis; realizado reuniões comunitárias e divulgação em seminários específicos e Encontro de Lideranças.

Também estão sendo distribuídos folhetos informativos nos escritórios de atendimento da Cesan nos 52 municípios onde a empresa atua. Nesta sexta-feira (06), a companhia começa uma campanha nos ônibus da Grande Vitória, com o bus door, sobre a tarifa social, para informar à população sobre o benefício.

Com essas ações, a Cesan visa a disseminação da informação sobre a tarifa social e o fortalecimento do trabalho em rede com os demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela Política de Assistência Social, garantindo às famílias beneficiárias do Bolsa Família, Bolsa Capixaba e BPC o acesso ao saneamento básico.

O desconto é progressivo, cumulativo e será diferenciado conforme a faixa de consumo.

Exemplos abaixo:

Faixa de consumo/mês Percentual de desconto
Os primeiros 15 mil litros 60%
A partir de 16 até 20 mil litros 20%
Acima de 20 mil litros Não há desconto

 

Outro exemplo:

Litros de água consumidos Residencial – normal sem benefício –(paga por mil litros) Tarifa Social (paga por mil litros)
Para cada mil litros consumidos até 10 mil litros R$ 2,31 R$ 0,92

 

Informações importantes:

– Os Escritórios de Atendimento funcionam das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O escritório que está na Central Faça Fácil, em Cariacica, funciona de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas e também aos sábados, das 8 às 13 horas.

– A validade do benefício é de 12 meses a partir de sua concessão.

– Aproximadamente 65% dos clientes da Cesan consomem até 15 mil litros de água/mês

 

– Veja gráfico abaixo:
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Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Luciana Roberty

2127-5071/99831-5904

Almir Casagrande

2127-5077/99822-8612

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