Transparência
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03/07/2012
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Cesan convoca clientes que têm direito a desconto na conta de água pela tarifa social

O O escritório de atendimento da Cesan funciona na Central Faça Fácil também aos sábados
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está convocando os seus clientes que recebem Bolsa-Família do Governo Federal ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) a se dirigirem aos escritórios de atendimento da Cesan espalhados pelos 52 municípios onde a empresa atua para requererem o benefício da tarifa social ou renová-lo neste ano. A lista com o endereço está disponível aqui.

A Companhia estima que 126.700 clientes podem requerer o benefício. Após um ano de vigência da tarifa social, instituída pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) por meio da Resolução nº012/2011, apenas 2.519 pessoas estão cadastrados até o momento. A tarifa social é um benefício da Cesan, em forma de desconto, que incide sobre as tarifas de água e esgoto dos imóveis classificados na categoria Residencial.


Escritório Escritório de atendimento em Vila Velha De acordo com a gerente de Relações com o Cliente da Cesan, Maria José Fernandes, caso a família deixe de utilizar o imóvel beneficiário da tarifa social, deverá comunicar à Cesan para que seja efetuada a devida alteração cadastral. O imóvel beneficiário da tarifa social deve estar localizado no município onde o usuário esteja cadastrado no Programa Bolsa Família ou BPC. O imóvel perderá automaticamente o benefício da tarifa social caso não sejam observadas as disposições deste estabelecidas pela Companhia, explicou.

A concessão do benefício passa por uma validação da Cesan, que fará uma avaliação da situação de cada unidade consumidora. Os clientes aptos a requerer a tarifa social devem levar aos escritórios os seguintes documentos:

1- Matrícula do imóvel na Cesan;
2- Vinculação do beneficiário ao imóvel;
3- Cópia do CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento oficial de identificação com foto;
4- Cópia do Cartão de beneficiário do Programa Bolsa Família ou Cartão de Benefício de Prestação Continuada – BPC.
5- Cópia do comprovante de recebimento do valor referente ao Bolsa Famíliaou Cópia da Declaração do INSS informando recebimento de BPC(mais recente).

Os Os beneficiados pelo Bolsa Família ou BPC podem procurar os escritórios de atendimento da Cesan Buscando aumentar o número de beneficiados, desde o mês de maio, assistentes sociais da Cesan têm realizado reuniões nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios da Grande Vitória, com o objetivo de orientar os técnicos sobre os critérios de inclusão na tarifa social da Cesan em vigor desde agosto de 2011. Ao todo foram capacitados 68 técnicos.

Com essas reuniões, a Cesan visa a disseminação da informação sobre a Tarifa Social e o fortalecimento do trabalho em rede com os demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela Política de Assistência Social, garantindo às famílias beneficiárias do Bolsa Família e BPC o direito fundamental à água, estabelecido na Constituição Federal de 1988.

O desconto é progressivo, cumulativo e será diferenciado conforme a faixa de consumo.

Exemplos abaixo:

















Informações importantes:
– Os escritórios de atendimento funcionam das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O escritório que está na Central Faça Fácil, em Cariacica, funciona também aos sábados, das 8 às 13 horas.
– A validade do benefício é de 12 meses a partir de sua concessão.
– Cerca de 80% dos clientes da Cesan consomem até 15 mil litros de água/mês – Veja gráfico abaixo:
















Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

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