O 2º Encontro de Lideranças Comunitárias reuniu 200 participantes em Vitória A destinação correta do esgoto sanitário é um desafio que deve ser encarado por todos, governos e cidadãos. Com esse foco, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) criou o Comitê de Acompanhamento das Ligações de Esgoto, com a participação de representantes de movimentos populares e associações de moradores. O grupo foi formado durante o 2º Encontro de Lideranças Comunitárias, promovido pela empresa, que contou com a participação de 200 lideranças, nesta terça-feira (8), em Vitória.
Neivaldo anunciou a doação de 500 computadores para associações de moradores Na abertura do evento, o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, destacou a importância da parceria com a sociedade para que os investimentos em esgotamento sanitário tenham eficácia. Não é possível fazer saneamento básico sem a participação dos moradores, da sociedade e das lideranças comunitárias. O Governo do Estado e a Cesan estão realizando o maior investimento per capta do Brasil em saneamento e precisamos da parceria com a comunidade para que os benefícios desses investimentos aconteçam. Os moradores devem fazer a ligação dos seus imóveis às redes de esgoto assim que receberem a visita dos agentes e a autorização da Cesan, explicou Neivaldo Bragato.
O presidente da Cesan também anunciou a doação de 500 computadores para associações de moradores. Os equipamentos seriam leiloados pela empresa e agora serão destinados para a Organização Não Governamental Centro de Democratização da Informática, que deixará as estações de trabalho em condições ideais de uso e fará a distribuição para as associações.
Givaldo Vieira lembrou da importância de se ampliar o diálogo com a sociedade O evento também contou com a presença do vice-governador do Estado, Givaldo Vieira. Ele parabenizou a Cesan pela iniciativa e salientou a importância do 2º Encontro de Lideranças Comunitárias. Minha presença aqui, neste momento, é para valorizar este encontro, que tem uma enorme importância para nós ao reunir os movimentos populares e o Governo do Estado através da Cesan. Sabemos que esta empresa pública faz bem em se manter próxima dos moradores e queremos ampliar ainda mais este canal de diálogo com a sociedade. Queremos investir nisso. A doação das máquinas, que foi anunciada hoje pela Cesan, é uma boa iniciativa e tenho certeza de que será bem aceita. A comunidade certamente usará para se tornar mais próxima da Cesan, disse Givaldo Vieira.
Anselmo Tozi destacou que os capixabas terão a primeira capital brasileira com 100% de esgoto coletado e tratado O 2º Encontro de Lideranças Comunitárias contou ainda com palestras e debates ligados ao esgotamento sanitário. O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, abriu a primeira mesa redonda com apresentação sobre os desafios da universalização do esgotamento sanitário. Ele falou sobre o comprometimento do Governo do Estado e da Cesan com o saneamento. Para se ter uma ideia da prioridade com que o Espírito Santo trata do assunto, basta ver a recomendação da Fifa (Federação Internacional de Futebol) para que os estados sedes dos jogos façam investimentos em esgotamento sanitário. Nós já estamos fazendo isso há mais de oito anos e vamos investir mais R$ 1 bilhão em saneamento nos próximos quatro anos. Já no início de 2012 os capixabas terão a primeira capital brasileira com 100% de esgoto coletado e tratado, lembrou Anselmo Tozi.
Dauri Correia parabenizou a Cesan pela iniciativa Dauri Correia, presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), que também participou do encontro, lembrou da importância da mobilização sobre o tema. Parabenizo a Cesan pela iniciativa. Uma política tão importante quanto a do saneamento deve ser colocada em debate com toda a sociedade. Precisamos nos mobilizar em nossas cidades e com o esforço coletivo conquistar a universalização desses serviços, destacou.
A Famopes é uma das sete organizações sociais integrantes do Comitê de Acompanhamento das Ligações de Esgoto, formalizado no 2º Encontro de Lideranças Comunitárias. As demais participantes são: Federação das Associações de Moradores de Serra, Federação dos Movimentos Comunitários e Populares de Viana, Federação dos Movimentos Comunitários de Cariacica, Conselho Comunitário de Vila Velha, Conselho Popular de Vitória e Federação dos Movimentos Comunitários e Populares de Guarapari.
Transparência
O Encontro de Lideranças Comunitárias é realizado anualmente e faz parte da política de transparência da Cesan. O objetivo é apresentar os investimentos realizados, prestar contas de atividades e aprimorar o diálogo com lideranças comunitárias.
Os eventos são organizados pela Gerência de Relação com o Cliente, por meio da Divisão de Relações com a Comunidade, unidade da Cesan responsável pelo relacionamento da empresa com as associações de moradores. Além de informações relevantes para as comunidades, no encontro também é feita a atualização do cadastro dos líderes de cada associação e coleta de sugestões para atuação da Cesan nos municípios.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071 / 9949-9990
Charley Fernandes
2127-5022 / 9962-3973
comunica@cesan.com.br
https://www.cesan.com.br/
Assessoria do Vice-governador
Gabriela Galvão
27-3636-1437 / 27-9603-8959
gabriela.galvao@vice.es.gov.br