Transparência
icon-transparencia
26/02/2013
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan doa lonas publicitárias para presos da penitenciária de Xuri produzirem ecobags

Os  Além das ecobags, os internos produzem aproximadamente 60 itens reaproveitando as lonas publicitáriasA Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan) fez a doação de lonas publicitárias usadas em seus eventos e em campanhas promocionais para confecção de ecobags e outros materiais. A doação, realizada nesta terça (26), às 10h30, foi feita para o projeto Equilibrium, realizado por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a designer Mikka Wentz. A fábrica de ecobags funciona nas dependências da Penitenciária Estadual de Vila Velha II, localizada em Xuri. Atualmente, 18 internos trabalham na fábrica, que tem capacidade de produzir três mil sacolas por mês. Em 2012, de julho a dezembro, foram produzidas 8.250 peças. A perspectiva para este ano é dobrar a produção.

Os internos que atuam na fábrica são remunerados de acordo com a produção e também são beneficiados com a remição de pena, ou seja, a cada três dias de trabalho, um dia é diminuído na pena.

Além das ecobags, os internos produzem aproximadamente 60 itens reaproveitando as lonas publicitárias, entre eles: sacolas de vinho, sacola de pão, pasta para notebooks e tablets, necessaires, pastas para eventos, entre outros.

As As lonas que foram doadas pesam 500 quilos, com os quais será possível fazer cerca de 400 ecobags O interno Azuil Mendes Soares, de 50 anos, está no projeto desde o início. Já participei de todas as fases. De lavagem, corte e agora costura. Acho este trabalho importante, pois aprendemos uma profissão que rende dinheiro, e diminui a pena. É importante também devido a reeducação ambiental que devemos ter, ajudando a limpeza do planeta, se cada um fizer a sua parte, ensinou.

Dentro do Projeto Equilibrium está sendo lançado o Equiarte, que é o uso de restos das lonas após a fabricação de bolsas e outras peças. Abajures, cachepós, peças de decoração ganham vida nas mãos dos detentos. José Luiz Alves, 50 anos, já sabia fazer peças artesanais, mas com papel. No presídio, os restos de lona viram materiais de decoração. Graças a Deus o projeto é bom, pois com o que aprendemos aqui podemos pensar em abrir um negócio e crescer profissionalmente lá fora. Outro interno, Filipe Moraes Pereira, de 23 anos, há apenas 4 meses no projeto, também afirma que pretende usar a criatividade para abrir uma empresa com o aprendizado adquirido no projeto de ressocialização do presídio.

O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, afirma que adotando práticas de reutilização de materiais, é possível favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).Damos uma destinação para os materiais utilizados em nossos eventos e campanhas e valorizamos o projeto que visa a ressocialização de presos. Os materiais seriam descartados de forma correta, claro, mas ao saber da oportunidade de que eles podem virar materiais de consumo, e resistentes, com design único, ficamos felizes em fazer esta parceria com a Sejus, afirmou o presidente.

Dentro Abajures, cachepós, peças de decoração ganham vida nas mãos dos detentos As lonas que foram doadas pesam 500 quilos, com os quais será possível fazer cerca de 400 ecobags. A idealizadora e coordenadora do projeto, Mikka Wentz destaca a importância da parceria da Cesan com a doação das lonas publicitárias ao projeto. A empresa quando doa a lona se conscientiza, pois o material doado está em perfeito estado para produzir novos produtos. Com esta doação, a Cesan ganhará com a destinação correta das lonas e em parte se responsabiliza pela ressocialização do grupo de detentos, afirma Mikka Wentz.

O secretário de Estado da Justiça, André de Albuquerque Garcia, destaca a importância das parcerias para o sucesso dos projetos de ressocialização desenvolvidos pela Secretaria. Temos atualmente mais 230 empresas do Espírito Santo empregando detentos, além das instituições de qualificação profissional que atuam no sistema penitenciário e empresas, como a Cesan, que com doações auxiliam na manutenção dos projetos de ressocialização desenvolvidos pela equipe da Sejus. O engajamento da sociedade e do empresariado é fundamental para ampliação destes projetos e para a inserção destas pessoas no mundo do trabalho. Esperamos com a qualificação e inserção desta mão de obra alcançar a redução dos índices de reincidência criminal, explica o secretário.

Projeto


Em Em 2012, o projeto, que produz ecobags a partir do reaproveitamento de lonas publicitárias, venceu a terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato Em 2012, o projeto, que produz ecobags a partir do reaproveitamento de lonas publicitárias, venceu a terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O Prêmio é concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.

As pessoas ou empresas que tiverem interesse em adquirir as peças podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, a designer Mikka Wentz, pelo telefone (27) 8828-9051.






Informações à Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua


Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus/ES
Rhuana Ribeiro
Tel.: (27) 3636-5732/ 9933-8195
Fax: (27) 3636-5801
http://www.sejus.es.gov.br/

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade