Transparência
icon-transparencia

garrafas_leo_cozinha_usado_1.jpg Serão doadas mil garrafas plásticas para coleta de óleo de cozinha usado. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai doar quatro mil garrafas plásticas de 1 litro e100 bombonas de 20 litros para os condomínios residenciais de Guarapari realizarem a coleta do óleo de cozinha usado. A ação faz parte do Projeto Gordura Zero da Companhia e do Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarapari.

O objetivo é orientar a população sobre a importância da destinação adequada do óleo de cozinha usado, incentivar a reciclagem desse material, bem como informar sobre a criação da lei municipal 3013/2009, que obriga os estabelecimentos comerciais a dar a destinação adequada a esse resíduo, para evitar a poluição do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas por meio da parceria foram programadas abordagens em quiosques e condomínios da Praia do Morro e do Centro de Guarapari. Os quiosques já foram visitados pelas equipes, em meados de janeiro. A garrafas_leo_cozinha_usado_2.jpg As garrafas e bombonas serão entregues aos condomínios da Praia do Morro.próxima atividade será junto aos condomínios da Praia do Morro, prevista para ser realizada depois do Carnaval.

Troca

Durante as ações, são fornecidos os nomes das empresas cadastradas na Sema de Guarapari para recolhimento do óleo de fritura. Essas empresas trocam o óleo usado por produtos de limpeza. O óleo é encaminhado para reciclagem e transformado em sabão, detergente, massa de vidraceiro, entre outros produtos.

Nos dias 13 e 14 de janeiro foi realizada abordagem educativa em 97 quiosques das Praias do Morro, da Areia Preta, das Castanheiras, dos Namorados, das Virtudes, da Cerca e de Setiba. Em dois dias de ação, os técnicos do Projeto Gordura Zero da Cesan e da Prefeitura de Guarapari distribuíram folhetos educativos e resumos da lei 3013/ 2009.

O Regulamento dos Serviços Públicos de Água e de Esgotos da Cesan diz, em seu artigo 49, inciso IV, que não é permitido lançamento, nos sistemas públicos de esgotamento sanitário, de despejos que acarretem obstruções na rede. Nesse sentido, a caixa de gordura é parte importante das instalações hidrossanitárias dos imóveis, porque retém a gordura e evita que ela se solidifique dentro das tubulações, causando entupimento.

A caixa de gordura também reduz o odor presente no esgoto e evita vazamentos na rede pública. Tanto a gordura que é recolhida na cozinha quanto na caixa não devem ser lançadas na rede pública de esgoto.

Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
Plantão (fins de semana) – 9822-8612
comunica@cesan.com.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade