Transparência
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26/07/2010
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Cesan e grandes clientes vão monitorar consumo de água em tempo real

telemetria_pequena.jpg O equipamento é instalado no hidrômetro e envia as informações para um portal na internet
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai fazer o monitoramento online de grandes clientes dos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari. A empresa vai iniciar a instalação de pontos de telemetria nos 250 maiores clientes, com consumo de água acima de 1.000 m³ (1 milhão de litros) por mês. Através da telemetria, a Cesan e os clientes poderão acompanhar informações de consumo,além da emissão de alarmes diversos como vazamentos, danos aos equipamentos, medidores parados e outros.

Telemetria ou telemedição é a tecnologia de automatização da medição e transmissão remota de dados gerados para estações de recebimentos, onde os dados são processados, analisados e transformados em informação, para utilização tanto comercial quanto operacional. Os dados serão transmitidos direto dos hidrômetros, via GRPS, para um portal na internet acessível à Cesan e a seus clientes.

A empresa está investindo aproximadamente R$ 1 milhão na implantação da telemetria, que terá início em outubro. A iniciativa vai permitir maior transparência dos serviços, redução de perdas físicas e financeiras e melhoria da percepção do cliente em relação aos serviços prestados. O acesso às informações de consumo online, via portal na internet, facilita a identificação de perfis de consumo, atendendo a diferentes finalidades, como criar e aprimorar rotinas, para economizar insumos e reduzir custos.

O sistema já é utilizado pela Cesan para monitorar e operar estações através do Centro de Controle Operacional. Essa tecnologia é relativamente nova quando aplicada a clientes de empresas de saneamento e já foi adotada por outras companhias no Brasil, como Sabesp, Copasa, Sanasa, Cagece, Compesa e Corsan. O projeto será implantado pela Gerência Comercial (R-GCO), através das divisões de Gestão Corporativa e de Gestão da Medição.

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Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

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