Transparência
icon-transparencia

rom_6543_pequena.jpg O trabalho premiado foi desenvolvido pela Cesan em parceria com o Incaper O projeto Uso do lodo de esgoto na adubação de fruteiras, da Cesan e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi premiado durante o Inoves, na categoria Inovação Tecnológica. O projeto, desenvolvido por técnicos da Cesan em parceria com pesquisadores do Incaper, utiliza o lodo das estações de tratamento de esgoto como adubo em lavouras de goiaba. A premiação aconteceu na última quinta-feira (3), no Centro de Convenções de Vitória.

O governador Paulo Hartung entregou o prêmio ao secretário de Estado da Agricultura (Seag), Enio Bergoli; à coordenadora do Projeto na Cesan, Fátima Lima; à coordenadora do Programa de Fruticultura do Incaper, Adelaide da Costa; ao pesquisador do Instituto e diretor-técnico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), Aureliano Nogueira da Costa; e a técnicos das duas instituições participantes do projeto.

O projeto foi impulsionado pela necessidade de dar um destino ambientalmente correto ao lodo que é gerado nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A utilização do lodo de esgoto na agricultura ainda é restrito e normalmente acaba sendo despejado diretamente em aterros sanitários, gerando um impacto ambiental indesejável e caro para os municípios.

O trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar os critérios para o uso e manejo agrícola do lodo das ETEs, como fonte de nutrientes e matéria orgânica para fruteiras, com enfoque na cultura da goiaba. O lodo é considerado um valioso adubo orgânico proporcionando diversos benefícios, entre eles o fornecimento de nutrientes para as plantas, o aumento do teor de alguns micronutrientes essenciais, o aumento da capacidade de retenção de água e uma melhor estruturação do solo pela presença de matéria orgânica.

Além da goiaba, os estudos avaliam a utilização do lodo como adubo em lavouras de cana-de-açúcar, abacaxi, café Conilon e arábica, banana, eucalipto, seringueira e palmeira real. As lavouras experimentais estão distribuídas nas regiões Serrana, Sul e Norte do Espírito Santo.

O Prêmio Inoves
Conhecido por premiar iniciativas desenvolvidas por servidores estaduais e municipais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo, o Prêmio Inoves é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e premiou projetos vencedores de 10 categorias, com o troféus Inoves e com a quantia de R$ 7 mil para ser aplicado no desenvolvimento do próprio projeto.

Também foram concedidas menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do Prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade