Na manhã desta quarta-feira (12), uma equipe da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da perícia da Polícia Civil fizeram uma operação para retirar uma grande ligação de água clandestina, mais conhecida como “gato”, no bairro Vila Progresso, em Cariacica. O proprietário da residência, um pastor de igreja, foi preso em flagrante e encaminhado ao DPJ do município.
A retirada da ligação clandestina contou com auxílio de uma retroescavadeira e de um supervisor de área da Cesan para orientar os trabalhos. Os “gatos” foram informados por meio de uma denúncia recebida pelo telefone 115 e foram confirmados por uma equipe da Companhia que visitou as propriedades.
“Na propriedade, que é um sítio, foi possível identificar que a água desviada servia para abastecer gado e até uma pocilga. A tubulação era de uma polegada e de extensão de um quilômetro, aproximadamente”, afirma gestor da Divisão de Atendimento ao Cliente, Ozéas Gomes Fontana.
Um total de 200 mil litros de água foram furtadas por mês, o que equivale a R$ 1 mil de uma conta de água. Com a confirmação desta irregularidade, após a visita técnica, a Cesan vai à Justiça pela regulamentação da Agência Regulamentadora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (ARSI).
Denúncia
Ações de combate à fraude são realizadas com frequência pela Cesan para identificar ligações clandestinas e reduzir as perdas de água. Denúncias de fraudes nas ligações de água podem ser feitas pelo telefone 115, pelo e-mail atcliente@cesan.com.br ou pelo site www.cesan.com.br. A empresa garante o anonimato.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Almir Casagrande
2127-5077/99822-8612
Texto: Danniely Zanotti e Bruna Ribeiro
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.facebook.com.br/seliganarede