Transparência
icon-transparencia
09-11-2013 - plantio na Manteigueira
Comunidade e lideranças fazem plantio simbólico no Parque da Manteigueira

A Cesan, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, se reuniu com lideranças do município, neste sábado (9), na quadra da escola Mocidade Unida da Glória (MUG).  Foi feito um plantio simbólico no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira em uma parte da área de 10 mil m² que está sendo reflorestada pela Companhia. Ao fim do projeto, 1.200 mudas nativas serão plantadas para recuperar a vegetação.

A iniciativa cumpre uma condicionante do Instituto Estadual de Meio Ambiente por conta da construção do Reservatório Garoto, que atende 28 bairros e tem capacidade de armazenar 19 milhões de litros de água. O investimento de R$ 9,7 milhões foi feito pela Cesan, e inaugurado em 2010, para complementar o sistema de abastecimento de água Vale Esperança.

O objetivo é recuperar a composição paisagística do Parque, trazendo benefícios como recuperação do solo, da biodiversidade e atração de animais, recompondo o ecossistema local.

09-11-2013 - plantio na Manteigueira 3
O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, afirmou que o plantio na Manteigueira será modelo.

Para o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, a empresa quer que o reflorestamento no Parque seja um modelo de como recuperar uma área degradada. “Esse espaço estava abandonado, esquecido, agora queremos que as árvores possam crescer tornando a Manteigueira atrativa para aves, outros animais, e para a comunidade”, disse.

Também em cumprimento a uma condicionante da Prefeitura, e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, a Cesan irá elaborar o plano de educação ambiental para a comunidade do entorno do Parque. “Nosso projeto prevê a contratação de uma consultoria especializada e, além de fazer a comunicação visual do Parque com placas indicativas de trilhas, informativas e interpretativas, facilitando para os visitantes”, anunciou Tozi.

09-11-2013 - plantio na Manteigueira 2
A Cesan fará a manutenção por quatro anos na área recuperada.

O prefeito Rodney Miranda destacou as ações em andamento na cidade, que possui a maior população da Grande Vitória. “Nossa meta é plantar 5 mil árvores, priorizando a Manteigueira, Jacarenema e a Orla, onde somos parceiros na recuperação da restinga”, disse completando que isso só será possível com a participação da sociedade.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Jader Mutzig, afirmou acreditar que a degradação está em uma curva descendente devido à ação dos órgãos de controle. “Os empreendedores cada vez mais respeitam o trabalho de fiscalização e a legislação. Outros grandes desafios são o manejo dos resíduos sólidos e o tratamento do esgoto, grandes poluidores”, acrescentou dizendo que em Vila Velha cerca de dois mil condomínios ainda não fizeram a ligação na rede de tratamento de esgoto.

O presidente da Associação dos Amigos do Parque da Manteigueira, Brás Galina, ressaltou a importância do trabalho educativo. “Os próprios moradores não têm ideia do que é o Parque. O trabalho de educação será importante para trazê-los para perto do Parque”, disse.

Também o presidente da MUG, Robertinho, disse acreditar no trabalho da Cesan. “Vemos muitas benfeitorias feitas pela prefeitura, mas há muito que estava faltando algo voltado para o lazer da comunidade. E esse, sabemos que será um trabalho sério. E é o que sempre digo, antes de criticar, vamos ver em que podemos colaborar”, encerrou.

 Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira

O Parque da Mantegueira é uma unidade de conservação ambiental com sua área verde situada na foz do Rio Aribiri, às margens do canal de Vitória, cercada pelo tradicional bairro da Glória, em Vila Velha.

Com uma área total de 168,30 hectares, no Parque, em plena cidade, é comum ver sagui de cara branca, sagui estrela, pica-pau, bem-te-vi, sabiá, gambá, entre outros animais silvestres. A vegetação é característica de Mata Atlântica com ipê, aroeira, orquídeas, bromélias, boleiras e outras espécies nativas. O Morro da Manteigueira possui aproximadamente 80m de altitude, com vista panorâmica para a Baía de Vitória e o Município de Vila Velha.

História da Manteigueira

Os primeiros habitantes das terras onde hoje fica o parque foram os índios do tronco Tupi (Termiminó e Tupiniquim). O Morro da Manteigueira, que antes era chamado de Pedra d’água, era o local onde o pajé realizava rituais indígenas.

Mais tarde, o Morro da Manteigueira recebeu essa denominação devido à construção de uma casa nas encostas voltadas para a Baía de Vitória. Estima-se que tenha sido erguida no início do século XX e sua arquitetura, em estilo neoclássico, apresentava uma varanda com cobertura que circundava a edificação e sugeria aos observadores que passavam de barco pelo canal, a figura de uma manteigueira.

 

Informações à Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel d’ Ávila
2127-5076/9909-7311
Texto: Raquel d’ Ávila

Informações sobre o Parque: site da PMVV – www.vilavelha.es.gov.br

https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade