
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) assina nesta quarta (11) um convênio com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Expansão Rural (Incaper) e a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres).
O objetivo é viabilizar o funcionamento da Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), que vai armazenar e processar o lodo de esgoto gerado nas estações de tratamento, para transformá-lo em adubo para plantações agrícolas.
Com esse novo convênio será possível operacionalizar a utilização do adubo no cultivo de culturas, com a identificação, cadastro e seleção de agricultores, assistência técnica quanto ao manejo adequado, além de avaliar o efeito do uso em culturas e no meio ambiente.
Por ano, 2.400 toneladas de adubo poderão ser produzidas para atender propriedades rurais da Região Metropolitana. A metodologia para o uso do lodo na agricultura é resultado de um estudo feito pelo Incaper, e patrocinado pela Cesan. Nessa fase operacional, serão investidos R$ 158 mil.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, o esgoto é um dos principais poluidores dos rios e mares. “O tratamento e utilização do lodo auxilia a despoluir os mananciais, transformando um problema em uma solução ambiental”, explicou.
UGL
Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) é a unidade responsável pelo recebimento, processamento, caracterização, transporte, destinação do lodo de esgoto produzido por uma ou mais estações de tratamento de esgoto sanitário e monitoramento dos efeitos ambientais, agronômicos e sanitários de sua aplicação em área agrícola.
Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Raquel d’Ávila
2127-5076/99909-7311
Texto: Karolini Lisboa
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_