Transparência
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labqualidadeagua2.jpg Amotras de água são analisadas sob aspectos  microbiológicos relacionados à saúde pública e aos aspectos de aceitação do cliente.A Cesan, seguindo as determinações da Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, faz um controle rigoroso da água para que a população receba um produto de qualidade em seus imóveis. A água que é fornecida para a população passa por um controle de qualidade não só na saída da Estação de Tratamento de Água, mas ao longo de toda a rede de distribuição, até chegar ao hidrômetro. Para isso, somente na Região da Grande Vitória, são monitorados 380 pontos de amostragem e realizadas 1.400 amostras por mês.

Na rede de monitoramento da qualidade da água são avaliados os aspectos microbiológicos relacionados à saúde pública e aos aspectos de aceitação do cliente, como coloração e turbidez (nível de partículas de barro). O controle é feito diariamente pelas equipes de amostragem.

Entretanto, a gerente de Controle da Qualidade da Cesan, Elza Abreu, explica que para manter a qualidade da água, a população precisa fazer a parte dela: cuidar das instalações internas do imóvel e limpar a caixa d'água, pelo menos, de seis em seis meses, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque a Companhia não atua dentro do imóvel e garante a qualidade da água até o hidrômetro. Dele para dentro do imóvel, a responsabilidade é do morador ou proprietário, que deve manter os padrões de qualidade.

Além disso, os materiais utilizados para a confecção das tubulações que distribuem a água da Cesan atendem aos labqualidadeagua1.jpg requisitos previstos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e são autorizados pela Anvisa. Além de todo esse controle feito pela Cesan, as vigilâncias sanitárias das secretarias municipais de Saúde também realizam coletas de amostras da água e os agentes de saúde (chamados vigiáguas) ficam responsáveis pela fiscalização.

Certificação

A Gerência de Controle de Qualidade da Cesan possui certificação ISO 9001/2000, concedida pela Certificadora Internacional BSI. Para conseguir a certificação, foram avaliadas as atividades da Gerência responsável pelo Controle de Qualidade da Água. Inclui no escopo do sistema da qualidade as análises físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas de água e esgoto, além da verificação e avaliação de equipamentos de laboratórios, análises de produtos químicos e consultoria.

A Gerência de Controle e Qualidade da Água obteve essa certificação em novembro de 2006 e está iniciando as atividades para conseguir a ISO IEC 17025 – norma específica para laboratórios de ensaio e calibração. Sem dúvida, a utilização de um selo reconhecido internacionalmente mostra que a empresa prioriza a melhoria contínua dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Essa conquista também valoriza os empregados, que têm se dedicado para que as nossas ações sejam feitas de forma adequada, enfatizou a gerente de Gestão e Controle de Qualidade da Cesan, Elza Abreu.

Transparência

labqualidadeagua3.jpg Laboratório Central, onde é feita a análise da qualidade da água.A Cesan, visando manter a transparência junto aos clientes e seguindo a determinação do decreto federal nº 5.440/2005, entrega os relatórios anuais de qualidade da água distribuída pela Companhia para todos os clientes, junto com as contas. O folheto contém informações sobre a qualidade da água tratada por 78 sistemas, que abastecem os 52 municípios atendidos pela empresa.

O relatório apresenta os resultados das análises periódicas feitas na água distribuída durante todo o ano. Traz dados sobre os parâmetros cor, turbidez, pH, flúor, cloro residual e microbiológicos, além de informações sobre as condições dos mananciais utilizados pela Cesan.

Periodicamente, a Companhia também divulga informações sobre a qualidade da água distribuída aos clientes nas contas de água. Os dados sobre a qualidade da água nos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado também estão disponíveis no site www.cesan.com.br, no menu Qualidade da Água.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

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