Transparência
icon-transparencia

etanovavenecia.jpg Técnicos da Sabesp estiveram na ETA Nova Venécia para realizar diagnótico. Esse contrato é muito importante, porque possibilitará que a Cesan incorpore uma tecnologia de ponta disponível no mercado há alguns anos, apoiada em toda a experiência da Sabesp. A implantação do software trará ganhos operacionais e econômicos para a Companhia, porque uma estação de tratamento de água automatizada gera economia de vários insumos e também garante mais qualidade à água que é entregue à população, explicou o gerente do contrato e de engenharia de serviços da Cesan, Luciano Auriemma.

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) assinou contrato de prestação de serviços com a Sabesp no ano passado com o objetivo de transferir a tecnologia e o licenciamento do software Aqualog desenvolvido pela empresa paulista para a automação dos sistemas produtores de água tratada de Viana e Nova Venécia. O acordo é o primeiro fechado pela Sabesp com uma concessionária estadual.

Ainda segundo Auriemma, esses dois municípios vão funcionar como pilotos para que futuramente outros sistemas produtores possam também ser automatizados ao longo do tempo. Até sexta-feira (16), seis técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) estão no Espírito Santo fazendo levantamento de dados cadastrais, de campo e estudo de tratabilidade das águas dos sistemas contratados para traçar um diagnóstico.

O contrato foi dividido em duas etapas. A primeira está em execução com duração de três meses e prevê a realização de diagnóstico, concepção e o desenvolvimento do projeto para a implantação da tecnologia desenvolvida pela Sabesp. Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 351 mil. Já a segunda fase terá duração de sete meses e envolve a instalação dos equipamentos, pré-operação e treinamento dos funcionários da Cesan.

Aqualog

O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que permite que as operações dos sistemas de produção de água alcancem a máxima eficiência possível, gerando menores custos operacionais e garantindo maior confiabilidade e segurança. O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também disponibiliza tabelas e gráficos, ferramentas essenciais de gerenciamento.

Por ser um produto único no mercado, o contrato pôde ser fechado sem necessidade de licitação. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atestam ser a companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade