As equipes de fiscalização da Cesan visitaram 471 quiosques e estabelecimentos comerciais nas praias de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Anchieta e Piúma. O trabalho, encerrado neste fim de semana, verificou a proveniência da água utilizada pelos quiosques e também promoveu ações para reduzir a inadimplência, combater irregularidades nas ligações e reduzir o desperdício de água.
Em comparação com o ano anterior, a Cesan ampliou o número de estabelecimentos fiscalizados em 34%. A maioria está com as instalações normais, sem irregularidades. Guarapari teve o maior número de locais visitados, onde os técnicos da empresa verificaram as instalações de 143 imóveis. Já o município de Serra teve o maior número de irregularidades constatadas pela fiscalização.
Durante a vistoria, iniciada no dia quatro de janeiro, doze técnicos da Cesan verificaram se os estabelecimentos próximos às praias estão utilizando água tratada ou de poços, que é imprópria para preparo de alimentos e consumo humano, pois pode provocar danos à saúde. As eventuais fraudes, os chamados gatos, foram retirados e hidrômetros foram instalados nos locais sem medição. O trabalho de fiscalização dos quiosques e estabelecimentos comerciais visa garantir a qualidade da água fornecida pela Cesan, através do combate ao desperdício e a redução das perdas de água decorrentes de furtos, que prejudicam o abastecimento à população. Confira o quadro completo com os números da fiscalização:
Guarapari | Vila Velha | Vitória | Serra | Anchieta e Piúma | TOTAL | |
Ocorrência | N° de quiosques | N° de quiosques | N° de quiosques | N° de quiosques | N° de quiosques | N° de quiosques |
Instalações Normais | 113 | 42 | 14 | 52 | 70 | 291 |
Água Cortada | 5 | 1 | – | 6 | 5 | 17 |
Ressupressão por corte violado | 4 | 1 | – | 10 | – | 15 |
Água de poço | 3 | 2 | – | 1 | 4 | 10 |
Água de poço/Cesan | 13 | 13 | – | 5 | 20 | 51 |
Fraude | 3 | 5 | – | 5 | 1 | 14 |
Imóvel Fechado/Demolido | 2 | 42 | 3 | 19 | 7 | 73 |
Imóveis visitados | 143 | 106 | 17 | 98 | 107 | 471 |
Informações ao cliente115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo. Informações à Imprensa:Coordenadoria de Comunicação Empresarial da CesanLeila Oliveira2127-5073/ 9962-3973Charley Fernandes2127-5022Plantão (finais de semana) – 9822-8612www.cesan.com.br comunica@cesan.com.br