
Esse é o início de uma boa transformação na Cesan. A concentração de unidades da empresa no Centro de Administração e Operação, em Carapina, vai permitir mais integração entre os diversos setores, reduzir custos e dar mais agilidade e qualidade nos serviços prestados à população. A afirmação foi do presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Ricardo Maximiliano Goldschmidt, na solenidade de inauguração das novas instalações da empresa e das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Maria, nesta quarta-feira (03).
O Coral das Águas, formado por empregados da Cesan, se apresentou na abertura da cerimônia, realizada em Carapina, na Serra. O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo, Paulo Ruy Valim Carnelli, além de autoridades, diretores e empregados da empresa.
Goldschmidt destacou as vantagens das novas instalações Carnelli, que já foi presidente da companhia, se disse emocionado pela maneira como sempre é recebido na Cesan e por ver a empresa tornar-se uma referência no setor de saneamento brasileiro. Essa transformação partiu dos trabalhadores, quando desenvolveram as primeiras metas do planejamento estratégico em 2003. O governo apenas criou as condições necessárias para que a atuação de vocês fizesse da Cesan a grande empresa que é hoje, comemorou.
O novo Centro de Administração e Operação da Cesan conta com 11 edifícios, onde estão instaladas as unidades das diretorias de Operação Metropolitana e do Interior e outros setores da empresa. Cada prédio recebeu o nome em homenagem a um rio do Estado e as áreas foram sinalizados para facilitar a localização. Na portaria principal, os visitantes receberão um mapa para se orientarem.
No local, também foi implantado o Centro de Controle Operacional da Cesan (CCO), que permitirá o controle e monitoramento à distância de bombas elevatórias, estações de tratamento, redes e outras unidades do sistema de abastecimento de água. Com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, os novos equipamentos permitirão a tomada de decisões mais rápidas para evitar desabastecimento para a população.
Os setores que hoje funcionam nas novas instalações ficavam em edifícios localizados em diversos pontos da Grande Vitória. A antiga configuração demandava elevados custos de comunicação de dados entre as unidades. O transporte também era dificultado, devido à distância e o tempo de deslocamento de um setor para outro, prejudicado pelo intenso tráfego de veículos na Região Metropolitana.
Ampliação da ETA Santa MariaA Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Maria recebeu mais de R$ 3 milhões de investimentos em novas tecnologias, para aumentar a oferta de água para a Grande Vitória. A inauguração aconteceu logo após a cerimônia no novo Centro de Administração e Operação da Cesan.
A capacidade da ETA foi ampliada de 240 para 348 litros por segundo, o que representa uma produção de mais de 30 milhões de litros de água por dia. A estação opera agora com nova tecnologia de flotação, que permite o tratamento mesmo com altos índices de turbidez (barro na água captada no rio). As obras vão beneficiar cerca de 50 mil habitantes da Grande Vitória
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br