Esse é o início de uma boa transformação na Cesan. A concentração de unidades da empresa no Centro de Administração e Operação, em Carapina, vai permitir mais integração entre os diversos setores, reduzir custos e dar mais agilidade e qualidade nos serviços prestados à população. A afirmação foi do presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Ricardo Maximiliano Goldschmidt, na solenidade de inauguração das novas instalações da empresa e das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Maria, nesta quarta-feira (03).
O Coral das Águas, formado por empregados da Cesan, se apresentou na abertura da cerimônia, realizada em Carapina, na Serra. O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo, Paulo Ruy Valim Carnelli, além de autoridades, diretores e empregados da empresa.
Goldschmidt destacou as vantagens das novas instalações Carnelli, que já foi presidente da companhia, se disse emocionado pela maneira como sempre é recebido na Cesan e por ver a empresa tornar-se uma referência no setor de saneamento brasileiro. Essa transformação partiu dos trabalhadores, quando desenvolveram as primeiras metas do planejamento estratégico em 2003. O governo apenas criou as condições necessárias para que a atuação de vocês fizesse da Cesan a grande empresa que é hoje, comemorou.
O novo Centro de Administração e Operação da Cesan conta com 11 edifícios, onde estão instaladas as unidades das diretorias de Operação Metropolitana e do Interior e outros setores da empresa. Cada prédio recebeu o nome em homenagem a um rio do Estado e as áreas foram sinalizados para facilitar a localização. Na portaria principal, os visitantes receberão um mapa para se orientarem.
No local, também foi implantado o Centro de Controle Operacional da Cesan (CCO), que permitirá o controle e monitoramento à distância de bombas elevatórias, estações de tratamento, redes e outras unidades do sistema de abastecimento de água. Com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, os novos equipamentos permitirão a tomada de decisões mais rápidas para evitar desabastecimento para a população.
Os setores que hoje funcionam nas novas instalações ficavam em edifícios localizados em diversos pontos da Grande Vitória. A antiga configuração demandava elevados custos de comunicação de dados entre as unidades. O transporte também era dificultado, devido à distância e o tempo de deslocamento de um setor para outro, prejudicado pelo intenso tráfego de veículos na Região Metropolitana.
Ampliação da ETA Santa Maria
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Maria recebeu mais de R$ 3 milhões de investimentos em novas tecnologias, para aumentar a oferta de água para a Grande Vitória. A inauguração aconteceu logo após a cerimônia no novo Centro de Administração e Operação da Cesan.
A capacidade da ETA foi ampliada de 240 para 348 litros por segundo, o que representa uma produção de mais de 30 milhões de litros de água por dia. A estação opera agora com nova tecnologia de flotação, que permite o tratamento mesmo com altos índices de turbidez (barro na água captada no rio). As obras vão beneficiar cerca de 50 mil habitantes da Grande Vitória
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br