Transparência
icon-transparencia

obrasvv.jpg>O governador em exercício, Ricardo Ferraço e o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Paulo Ruy Valim Carnelli, assinaram na manhã desta quarta-feira (23), a ordem de serviço para início das obras de saneamento no valor de R$ 32,2 milhões, em Vila Velha. A solenidade foi realizada na orla de Itaparica, com a presença do prefeito Max Filho e de outras autoridades e lideranças políticas.</span></p>
<p><span id=

Ferraço destacou a importância das obras para a melhoria da qualidade de vida da população. “Com essas obras, a Cesan vai melhorar o abastecimento de água no município, um serviço essencial para o cidadão”.

Carnelli enfatizou a sinergia entre a Cesan e o Governo do Estado. “Integrada ao planejamento estratégico do Governo Paulo Hartung, as obras da Cesan, além de melhorar a qualidade do fornecimento de água, foram dimensionadas para acompanhar o crescimento populacional de Vila Velha, que será expressivo nos próximos anos, devido ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, destacou.

Mais água tratada

Vila Velha vai contar com quatro grandes canteiros de obras, abertos pela Cesan para a construção dos centros de reservação de água Garoto e Araçás, implantação da adutora Ibes / Boa Vista e ampliação do Sistema de Produção de Água Caçaroca, na captação do rio Jucu. Os investimentos trarão melhorias significativas no abastecimento de água tratada para 402,6 mil habitantes.

As obras do reservatório Garoto serão divididas em duas etapas, com a construção de duas câmaras com capacidade total para armazenar 10 milhões de litros de água. O sistema de reservação também contará com 1,7 mil metros de adutoras e um booster, capaz de bombear 17 milhões de litros de água por dia.

O sistema de reservação de Araçás terá capacidade para armazenar 6,5 milhões de litros de água tratada. Também serão construídos 2,6 mil metros de adutoras, para alimentar o reservatório e interligá-lo à rede de distribuição. O booster, que compõe o sistema, terá capacidade para bombear 18,4 milhões de litros de água por dia. O estoque de água dos reservatórios Garoto e Araçás, vai aumentar o volume de água a ser distribuída nos momentos de pico de consumo em Vila Velha, melhorando a qualidade do abastecimento em toda a cidade.

Para melhorar o sistema que atende à região da Grande Itaparica, a Cesan está construindo uma adutora com 2,9 mil metros de extensão, entre os bairros Ibes e Boa Vista. A nova rede será ligada à adutora da avenida Carlos Lindemberg, obra concluída no final de 2006.

O sistema de captação e tratamento de água do rio Jucu também está recebendo investimentos. As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Caçaroca vão ampliar sua capacidade de produção diária de 17,3 milhões de litros para 33,9 milhões de litros de água tratada. O sistema será complementado por 4,2 mil metros de adutoras de água, duas elevatórias de água tratada com capacidade para bombear 33,9 milhões de litros de água por dia, além de uma elevatória de água bruta com capacidade para enviar, diariamente, 33,9 milhões de litros de água para serem tratadas na ETA Caçaroca.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade