Goldschmidt apresentou o projeto para executivos e usuários Após o término desse projeto, teremos uma nova empresa em termos de gestão da informação. Vamos aumentar a eficiência e a inteligência na administração, sintetizou o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Ricardo Maximiliano Goldschmidt, ao anunciar o início oficial do Manancial. O projeto, que prevê investimentos de R$ 14 milhões, vai implantar ferramentas utilitárias de ERP (Enterprise Resource Planning), para o gerenciamento empresarial integrado, baseado em tecnologia da informação.
O evento de lançamento foi realizado na terça-feira (7), para os principais executivos da Cesan e para usuários chave, que vão ajudar a readequar os processos da Empresa. A licitação, iniciada em 2008, foi vencida por um consórcio de empresas, dentre elas a SAP, referência mundial, que já implantou sistemas de ERP em grandes companhias como Petrobras, Volkswagen, Votorantim, Copasa, entre outras.
A perspectiva é de que o projeto seja concluído em 2010. Nesta semana, a Cesan já inicia um processo de mobilização e treinamento que vai ser levado a todos os empregados, com informações sobre as mudanças. O objetivo é promover o comprometimento dos colaboradores.
Apesar de ser um projeto interno da Cesan, o Manancial também vai trazer benefícios para a população. Com a modernização dos processos, a empresa terá mais agilidade na tomada de decisões, inclusive no planejamento de implantação, ampliação e manutenção dos sistemas de saneamento. Também haverá mais eficiência na utilização dos recursos públicos.
Com o Projeto Manancial, a Cesan se torna pioneira do setor governamental do Espírito Santo na implantação de ferramentas para administração integrada e com informações em tempo real.
Os ERPs são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional, abrangendo processos de finanças, contabilidade, recursos humanos, operação, compras, entre outros. Ou sob a perspectiva sistêmica, no processamento de transações, sistemas de informações gerenciais e de apoio a decisão. Em termos gerais, os ERPs são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br