Transparência
icon-transparencia
Recuperação da restinga na orla da praia de Iraparica.
Recuperação da restinga na orla da praia de Iraparica.

Nos seis primeiros meses de 2013, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) investiu R$ 321.236,23 em recuperação de áreas degradadas e em educação ambiental. Mais de cinco mil pessoas receberam informações ou visitaram estações de tratamento de água ou de esgoto para conhecer um pouco mais sobre saneamento básico e sua importância. Em toda a Grande Vitória, a companhia está contribuindo com o reflorestamento e fazendo parcerias para a recuperação de áreas degradadas. Parte do Parque da Manteigueira, Parque Municipal Mulembá e Parque Pedra dos Olhos são exemplos de locais onde a Cesan está atuando.

Em Vila Velha, 10 mil m² do Parque Municipal da Manteigueira serão recuperados com a retirada de árvores exóticas e reflorestados com espécies nativas. Além disso, foi instalada uma cerca para proteção e será feita a manutenção com replantio de mudas mortas e irrigação, por dois anos. A ação é um contrato da Cesan com a empresa Building Forests, com objetivo de recuperar a paisagem do Parque, promovendo benefícios ambientais para a comunidade local. Já em Vitória, o Parque Pedra dos Olhos, que fica em plena área urbana no bairro Tabuazeiro, está no segundo ano de recuperação florestal.  O trabalho iniciou em dezembro de 2011, em parceria com a Secrataria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, com o objetivo de reflorestar uma área de 18.400 m², realizando um plantio de 2.453 mudas.

Alunos visitam área de reflorestamento no Parque Pedra dos Olhos.
Alunos visitam área de reflorestamento no Parque Pedra dos Olhos.

No Parque Municipal de Mulembá, a Cesan colaborou com o projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), contribuindo com insumos e técnicos para organizar o plantio de 1000 mudas para cobrir meio hectare dos 10,75 hectares. O projeto faz parte do Programa Reflorestar que busca recuperar outras sete áreas localizadas no interior, totalizando a recuperação de 33,78 hectares no Estado.

Ecossistema pouco privilegiado pela população, áreas de restingas também estão sendo recuperadas pela Companhia. Em Vila Velha, a Cesan fez uma parceria com o Movimento Vida Nova, Vale e Prefeitura Municipal para criar o projeto “Amigos da Restinga”, com o objetivo de recuperar e preservar a vegetação nas praias de Itaparica, Praia da Costa e Itapõa, além de realizar ações para sensibilizar e educar os banhistas com assuntos ambientais. Na Serra, na praia do Solemar está sendo feita a recuperação do patrimônio paisagístico e ambiental, em uma área de 10 mil m². Para isso, serão utilizadas aproximadamente 600 mudas de vegetação de restinga como palmeira guriri, aroeira e abricó da praia, entre outras. Ainda foram construídas cercas, foi feita a retirada de espécies exóticas, coleta de lixo, além de instalação de lixeiras.

A pedido das escolas e em todos esses projetos a Cesan envolve a comunidade do entorno, fazendo palestras nas escolas, levando moradores, lideranças e estudantes tanto para conhecer os locais de reflorestamento quanto nas estações de tratamento de água e esgoto. Só neste ano, cinco mil pessoas foram envolvidas 138 atividades educativas, importantes para esclarecer mais sobre o saneamento e sua importância ambiental.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Raquel D’Ávila

2127-5076/9909-7311

Texto: Gabriela Ribeiro e Raquel D’Ávila

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.facebook.com/poupeagua

 

 

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade