O relatório está dividido em seis partes e contém dados dos últimos quatro anos sobre as principais realizações, resultados e investimentos da Companhia. Ele traz um pouco da história da Cesan, a sua presença no Estado e dados estatísticos, como o número de estações de tratamento de água e de esgoto, a capacidade de produção de água, os municípios atendidos e os índices de cobertura de água e de esgoto. Também possui informações sobre a perspectiva econômico-financeira, a gestão comercial e licitações/pregão eletrônico.
No que se refere à gestão dos recursos humanos, a Companhia promoveu a renovação do seu quadro de pessoal, a partir de 2003, com a contratação de 232 profissionais, após treze anos sem realizar concurso público. E ainda estão previstas mais 160 vagas em concursos este ano.
Na capacitação de pessoal, foram investidos R$ 1,5 milhão no período, melhorando as condições de trabalho. Nessa gestão, foram implantados na Cesan o Código de Ética, a Gestão Empresarial por Resultados (GER) e o novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR).
A profissionalização da gestão é outro ponto ressaltado no documento. A Cesan passou por uma reformulação de sua estrutura orgânica, adotando um modelo mais ágil. Por exemplo, a criação da Diretoria de Operação do Interior permitiu uma definição clara das atribuições das regionais que abrangem todo o Interior do Estado.
O Laboratório Central, que analisa a qualidade da água fornecida pela Cesan, recebeu o certificado ISSO 9001/2000, no final de 2006. Nele foram investidos cerca de R$ 200 mil em equipamentos que otimizam a coleta e análise.
Responsabilidade Social e Ambiental
Os objetivos e metas da empresa para o futuro, com ênfase na Responsabilidade Social, são enfatizados na publicação. As aplicações da empresa na área de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, desde 2003, foram de R$ 5 milhões em educação ambiental, por meio de campanhas publicitárias, palestras em escolas e instituições, exposições, agentes ambientais e outras ações, envolvendo mais de 159 mil pessoas.
As ações de responsabilidade da Companhia têm ajudado a melhorar a qualidade de vida da população. Em 2006, a Companhia investiu R$ 1,4 milhão em eventos, campanhas e atividades de educação ambiental relacionadas à conscientização sobre o uso racional da água e a preservação do meio ambiente.
Quanto aos investimentos em abastecimento de água e esgoto, foram aplicados, no período de 2003 a 2006, R$ 172 milhões. Para os próximos quatro anos, já estão assegurados R$ 400 milhões para as novas obras de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Grande Vitória e Interior do Estado.
Para 2007, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 130 milhões. As metas da Companhia são universalizar, até 2008, o atendimento com água e elevar a cobertura de esgoto tratado de 35% atualmente para 60%, até 2010.