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Presidente da Cesan, Pablo Andreão.

A Cesan investe pesado na melhoria contínua e na ampliação dos serviços de saneamento prestados para a população. Só em 2017, por exemplo, foram gastos R$ 220 milhões, que resultaram na distribuição de 135 bilhões de litros de água e na coleta e no tratamento de 60 bilhões de litros de esgoto.

E se de um lado a empresa trabalha, do outro a sociedade reconhece e valoriza essa atuação, ao conceder para a Cesan as maiores notas em todos os atributos julgados pela pesquisa Marcas de Valor no segmento Concessão de Serviços Públicos. A boa avaliação nos quesitos Atendimento ao Cliente, Infraestrutura, Credibilidade, Qualidade e Inovação importa, na visão do presidente, Pablo Andreão, mais do que qualquer outro indicador de desempenho empresarial. Em oito anos de evento, com exceção de 2010, em que a marca não foi pesquisada, em todos a Cesan ficou em primeiro lugar no segmento Concessão de Serviços Públicos.

A premiação foi realizada na noite desta quinta (14), na 8ª edição que foi realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A empresa foi representada pelo Diretor Administrativo e Comercial, José Eduardo Pereira, que recebeu o prêmio e que, especialmente sobre a nota alcançada no atributo “Atendimento ao Cliente”, que passou de 7,23 para 7,35 na pesquisa Marcas de Valor em 2017, disse que acredita ser reflexo da ampliação dos pontos de contato com o apoio da tecnologia. Segundo Pereira, diversas ferramentas foram desenvolvidas para aproximar o cliente da Companhia, como a possibilidade de parcelamento de débitos on-line, sem necessidade de negociação presencial; agência virtual em um site mobile, onde a população pode solicitar serviços e informar sobre vazamentos de água e esgoto com recursos de georeferenciamento pelo GPS dos celulares; além de outros serviços que podem ser acessados pelo site da Cesan por meio do celular ou do computador.

“O que temos feito é investir e captar mais recursos para universalizar os sistemas de esgoto. Estamos com três obras a iniciar, em Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço e Marechal Floriano; e mais quatro a licitar, em Vila Velha, Cariacica, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. A empresa avançou muito nos últimos anos com seus resultados e possui um plano estratégico para continuar crescendo e evoluindo. É a prova do comprometimento com o nosso principal negócio: o cliente”, ressaltou o presidente da Cesan, quando questionado sobre a ampliação dos serviços.

O executivo afirma ainda que a empresa está em primeiro lugar em investimentos por domicílio entre as 25 companhias estaduais, segundo um estudo da GO Associados para a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. Em média, o setor aplica em cada imóvel R$ 155,00, mas a Cesan investiu R$ 311,00, entre 2004 e 2015.

“Estamos presentes todos os dias na vida de 2,2 milhões de clientes no Espírito Santo com abastecimento de água tratada de qualidade e mais de um milhão com coleta e tratamento do esgoto sanitário. Ajudamos a cuidar do bem mais precioso para as pessoas, que é a vida, por meio do cuidado com a saúde e a recuperação do ambiente em que vivem”, completa Pablo Andreão.

Plano para aumento da cobertura

A Cesan possui um Plano de Investimento Estruturado, para o período de 2017 a 2021, que totaliza mais de R$ 1,7 bilhão, em água e esgoto.  Nos 52 municípios em que atua, a Companhia vem aumentando a cobertura de rede de esgoto, e como exemplo, estão os investimentos na Grande Vitória, que aumentaram a disponibilidade de rede de 20% para 60% da população nos últimos 14 anos. E há investimentos, nesse momento, em 20 municípios do interior.

Outro dado importante que demonstra o avanço de cobertura com projetos estruturantes é a Parceria Público-Privada (PPP), que teve início em Serra em 2015, e aumentou a cobertura de 60% para 75%, até o momento, com previsão de universalizar (95%) em nove anos (2023). Em Vila Velha, outra parceria está em andamento, e a cobertura, que hoje é de 59,3%, tem previsão de universalização em 11 anos (2028). Para Cariacica, há uma parceria em estudo que também vai levar a disponibilidade rede para todo o município.

Programa vai ajudar a despoluir rios

Uma das ações já em vigor é o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que abrange obras do sistema de esgotamento sanitário na região do Caparaó. Em sua primeira fase estão sendo investidos R$ 53 milhões, contribuindo para que sete milhões de litros de esgoto deixem de poluir os rios diariamente nos municípios de Iúna, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Irupi.

Em julho de 2017, também como parte do programa, foi publicado o Aviso de Licitação e o edital para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Conceição do Castelo e Divino de São Lourenço, e Marechal Floriano, na Região Serrana. Serão mais R$ 25 milhões de investimentos.

O Programa, que é inovador por realizar ações integradas para o uso coordenado da água, do solo e de recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável, também inclui ações específicas para o saneamento ambiental em Vila Velha, Cariacica, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, das bacias dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu.

Sobre o enfrentamento da crise hídrica, o presidente da Cesan afirma que muitas foram as alternativas encontradas pelos municípios. A construção de novas estações de captação de água e a perfuração de poços artesianos estão entre as soluções. “Quanto aos resultados já obtidos com as ações conjuntas, destaque para a troca de experiências, uma maior integração entre o Estado e os municípios, a cooperação entre os diversos segmentos e o fortalecimento dos comitês de bacias”, pontua Pablo Andreão.

Concessão de Serviços Públicos

CESAN

Atendimento ao Cliente – 7,35

Infraestrutura – 7,10

Credibilidade – 7,25

Qualidade – 7,22

Inovação – 6,77

Nota média – 7,14

 

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