Transparência
icon-transparencia
03/11/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan mantém abastecimento em cidades atingidas pelas chuvas

adutora_saogabriel01_pequena.jpg O desabamento de uma rua provocou o rompimento de uma adutora em São Gabriel da PalhaA Cesan trabalhou durante todo o feriado prolongado para manter o abastecimento nos municípios atingidos pelas chuvas que ocorreram na última semana em todo o Estado. Só na região da Grande Vitória, 75 equipes atuaram para garantir o funcionamento dos serviços, num total de 225 pessoas. Também ficaram de plantão cinco carros-pipa para o atendimento de emergências.

Na Grande Vitória, o rompimento de uma adutora em Novo Horizonte, em Serra, provocou a paralisação do abastecimento em Cidade Continental e adjacências durante a segunda-feira (02). O serviço foi concluído no início da tarde e o fornecimento de água já está normalizado. Na sexta-feira (30), a queda de uma barreira rompeu uma adutora de água bruta, na região de Formate, zona rural do município de Viana, e provocou deficiência de abastecimento em Viana Sede e bairros adjacentes. Os reparos, que começaram no mesmo dia, foram concluídos no sábado (31) e o fornecimento de água na região foi normalizado.

A Estação de Tratamento de Água de Carapina ficou paralisada por três horas no domingo (01), em função de um problema elétrico. A captação em Viana também teve que ser paralisada por algumas vezes para desobstrução, devido ao excesso de sedimentos na água do rio.

As frentes de obra do Programa Águas Limpas também foram prejudicadas. Onde não há possibilidade de continuar o serviço, as equipes estão recuperando os trechos danificados. Em outros locais, os trabalhos continuam normalmente.

Em Fundão, o sistema de abastecimento de água ficou parado das 6 às 13 horas na sexta-feira (30), por obstrução na captação de água no rio Fundão. O fornecimento foi normalizado no mesmo dia. Na segunda-feira (02), o sistema de Timbuí ficou paralisado durante todo o dia, devido à elevação do nível do rio Timbuí, que inundou a elevatória de água bruta. Um carro-pipa foi enviado para atender situações emergenciais e o abastecimento foi restabelecido no mesmo dia, à tarde.

Na Região Serrana, o sistema do município de Santa Leopoldina operou parcialmente devido a problemas na captação no rio da Prata. Na segunda-feira (02), dois carros-pipa com água potável foram enviados para atender a população. Nesta terça-feira (03), foram enviados mais dois carros-pipa e um caminhão jato pressão para lavagem de ruas e praças. O abastecimento foi normalizado e a estação de tratamento já opera normalmente. A Cesan enviou também 40 caixas de copos de água para atender a comunidade de Mangaraí, em Santa Leopoldina.

adutora_saogabriel02_pequena.jpg Em São Gabriel da Palha, as equipes trabalharam durante todo o feriado para restabelecer o abastecimento.No sábado (31), o desabamento de uma rua no Centro de São Gabriel da Palha provocou o rompimento da adutora de água que atende a 20 mil habitantes da sede do município. A Cesan realizou a construção emergencial de um desvio da adutora, com extensão de 180 metros. As equipes, com mais de 45 profissionais, trabalharam durante 60 horas ininterruptas para restabelecer o abastecimento de água na cidade. O sistema ficou paralisado desde a madrugada de sábado (31) até a tarde de segunda-feira (02). Durante esse período, a Cesan disponibilizou três carros-pipas para atender a hospitais, asilo e demandas emergenciais, com água produzida em Nova Venécia, a 40 quilômetros do município.

No distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, o sistema foi paralisado das 11 horas de segunda (02) até a manhã desta terça-feira (03), em decorrência da elevação do nível do rio do Norte. Em Águia Branca, o nível do rio São José subiu e a água invadiu a estação elevatória na manhã de sexta-feira (30). O sistema foi paralisado e voltou a operar no sábado (31) à tarde. O abastecimento no município foi normalizado no domingo (01). Nos outros municípios atendidos pela Cesan, não houve paralisação dos sistemas de abastecimento.

A Cesan também cancelou a paralisação do abastecimento de água que estava programada para esta terça-feira (03). A intervenção seria realizada para manutenção da Estação de Tratamento de Água de Caçaroca, que abastece alguns bairros de Vila Velha, Cariacica e Viana. A empresa decidiu manter o abastecimento de água, serviço essencial para a população, devido às fortes chuvas que atingiram os municípios.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade