A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizou, na última segunda-feira (19), uma abordagem em estabelecimentos comerciais de Guarapari. A iniciativa é uma parceria entre as equipes da Cesan, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária do município. Ao todo, 68 estabelecimentos comerciais foram visitados.
A abordagem teve como objetivo orientar sobre o descarte correto do óleo de fritura, a importância do imóvel ter caixa de gordura e de sua limpeza periódica. Por lei municipal (3.013/2009), os comerciantes do setor de alimentos de Guarapari devem dar destinação correta para o óleo de cozinha. A prefeitura possui um cadastro das empresas que fazem a coleta e reciclagem do óleo.
“A empresa enfrenta problemas de obstruções de rede e vazamentos de esgoto por lançamento indevido de gordura. Na Grande Vitória, em 2012, 44% das obstruções de rede foram por esse motivo. Fazemos essas ações por dois motivos: estimular que o óleo seja destinado corretamente e informar sobre a necessidade da caixa de gordura e sua limpeza”, afirma a analista de Sistemas de Saneamento da Cesan, Larissa do Nascimento Vieira.
No evento foram entregues folhetos educativos sobre o descarte correto, a caixa de gordura e sua limpeza, resumo da lei 3013/2009, lista das empresas que fazem coleta cadastradas no município e o modelo da caixa de gordura utilizada em estabelecimentos comerciais.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Raquel D’Ávila
2127-5076/9909-7311
Texto: Karolini Lisboa Santana
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua