Transparência
icon-transparencia
20/11/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan realiza debate sobre patentes no I Fórum de Inovação

forum_inovao_pequena.jpg O I Fórum de Inovação abordou a questão das patentes e a inovação tecnológica nas empresas.A inovação tecnológica dentro das empresas foi o tema do I Fórum de Inovação, organizado pelo Comitê Permanente de Cooperação Técnico Científica da Cesan, nesta sexta-feira (20). Aproximadamente quarenta empregados inventores e gestores da Cesan participaram do evento, que discutiu questões sobre a propriedade intelectual no âmbito das empresas e a Lei de Inovação. Os participantes também conferiram a apresentação de estudos de caso das empresas Samarco Mineração e Copasa. O fórum foi realizado no Hotel Bristol, na Praia de Camburi, em Vitória.

A abertura foi realizada pelo diretor de Operação Metropolitana da Cesan, Carlos Eduardo Saleme. O diretor ressaltou que o evento é importante para discutir a questão das patentes e inovações tecnológicas e suas aplicações dentro da empresa. Este fórum é um avanço para ampliar o debate sobre inovação tecnológica e para a busca de conhecimentos com outras companhias, disse Saleme.

Durante o evento, os participantes assistiram a palestra Patentes como fonte de informação para inovações tecnológicas, com a mestre em Propriedade Intelectual e Inovação, Cecília Häsner. Em sua fala, ela explicou sobre o processo de patentes e a importância da gestão do conhecimento das empresas.

O gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Copasa, Vanir Oliveira, ressaltou que a inovação tecnológica é fator determinante na alavancagem do crescimento das empresas, principalmente na área de saneamento. As empresas que não investem em novas tecnologias correm o risco de perder mercado ou se tornarem obsoletas, afirmou.

A analista de Recursos Humanos da Samarco, Herta Corradi, elogiou a iniciativa da Cesan de organizar um evento para incentivar a inovação tecnológica dentro da companhia e trocar experiências com outras empresas. Ela é responsável pelo programa Campo de Ideias, implementado em 1999, para estimular, recompensar e reconhecer as inovações sugeridas pelos empregados da Samarco e contratados. De acordo com a analista, em dez anos de programa, mais de dez mil ideias foram sugeridas pelos empregados.

De acordo com a presidente do Comitê Permanente de Cooperação Técnico Científica, Nadja Lima Gorza, os temas debatidos no fórum vão nortear a elaboração da política de gestão da inovação da Cesan. É uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre patentes e propriedade intelectual nas empresas, afirmou. A parte final do evento foi dedicada a um debate entre os convidados e os participantes sobre a questão da inovação tecnológica e de patentes nas empresas.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade