A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizou nesta quarta-feira (25) a doação de banners e lonas para reaproveitamento e reciclagem para o Projeto Equillibrium. Os materiais são trabalhados por ex-detentos e a comunidade da Grande Consolação, que já participaram de diversas feiras artesanais e sociais pelo Estado.
A iniciativa da coordenadora do projeto, Mikka Wentz, surgiu quando ela realizava um trabalho com mulheres de comunidades da Grande Vitória que sofriam maus tratos e, após ver um vídeo de oficinas onde atuavam detentos, resolveu integrar as duas ações. “Você só pode resgatar o ser humano através de um trabalho responsável e admirável”, completa.
O projeto recebeu cerca de uma tonelada e meia de banners de lonas com a doação da Cesan. De acordo com a coordenadora do projeto, desta quantia doada, poderão ser produzidas aproximadamente 3.000 peças artesanais entre ecobags, necessaries, e peças como chaveiros, broches e brincos do refugo deste material.
Maria Peixoto, que faz parte do grupo, se sente muito valorizada com o resultado do seu trabalho, principalmente por se tratar de um projeto sustentável. “O projeto é muito elogiado, e, ajudando o meio ambiente e a comunidade, ele se torna ainda mais especial para o que ele representa”, comenta.
Atualmente, o projeto atua junto com a Associação de Moradores da Grande Consolação, com donas de casa que não tem a oportunidade de trabalhar. A presidente da associação, Marli de Oliveira, comentou a importância do projeto para enriquecer a comunidade e resgatar a autoestima das mulheres. “Mikka trouxe um ótimo trabalho para a comunidade, valorizando e enriquecendo os talentos dos moradores”, afirmou.
Projeto Equillibrium
O Projeto Equillibrium é uma oficina autossustentável que tem como objetivo capacitar internos da unidade prisional capixaba de XURI, em Vila Velha, no Espírito Santo. Utilizando como matéria prima lonas e banners publicitários, que são doadas por empresas da Grande Vitória, a produção é voltada para sua comercialização, gerando renda para os internos e a manutenção da oficina.
Os principais produtos fabricados são as sacolas retornáveis e brindes para eventos e feiras. O projeto é coordenado pela artista plástica e design Mikka Wentz em parceria com a Associação de Moradores da Grande Consolação e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Texto: Bruna Ribeiro
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_