Transparência
icon-transparencia
12/12/2006
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan recebe primeiras Outorgas de recursos hídricos

As primeiras outorgas (concessões) de abastecimento de água da Região Metropolitana da Grande Vitória foram concedidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). São as outorgas do rio Santa Maria da Vitória, que abastece cerca de 550 mil habitantes em toda a Serra, Vitória (parte continental), parte de Cariacica e de Fundão, e do rio Jacarandá, na bacia do rio Jucu.
Isso quer dizer que a Companhia está autorizada, legalmente, a realizar captação de água nesses rios para abastecer os municípios da Grande Vitória. A exigência de outorgas visa ao gerenciamento dos recursos hídricos, permitindo o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada dos recursos hídricos. Por meio da outorga, também é possível garantir o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos por parte dos usuários interessados, porque representa um importante instrumento para minimizar os conflitos entre os diversos setores usuários. Atualmente, a Cesan possui cerca de 90 pontos de captação de água em todo Estado, dos quais cinco estão na região da Grande Vitória. A Cesan já protocolou todas as solicitações de outorga dos mananciais que abastecem a região, como os rios Jucu, Santa Maria, Formate e a represa de Duas Bocas. De acordo com o Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Cesan, Luiz Ferraz Moulin, a empresa fez várias reuniões no final do ano passado entre os gestores da Região Metropolitana e do Interior sobre o assunto, onde foi explicada a importância de solicitar as outorgas. Segundo a chefe da Divisão de Gestão de Recursos Hídricos da Cesan, Maria Helena Alves, o prazo para que todos os pontos de captação de água estejam regularizados por meio de outorgas foi prorrogado para outubro de 2007. Legislação A outorga do direito de uso de recursos hídricos é um dos instrumentos das Políticas Nacional (Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997) e Estadual (Lei Estadual nº 5.818, de 30 de dezembro de 1998) de Recursos Hídricos. A outorga foi regulamentada pela Resolução 005/2005, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e seus critérios técnicos foram estabelecidos por Instruções Normativas do Iema. O uso dos mananciais para o abastecimento público é determinado como uso prioritário sobre os demais, de acordo com as Políticas Federal e Estadual de Recursos Hídricos. Para atender às exigências da legislação ambiental de outorga, vigente desde o final de 2005, a Cesan vem trabalhando para encaminhar ao Iema as solicitações, inicialmente para todas as captações de água superficial.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade