Transparência
icon-transparencia

As bombas elevatórias de água e de esgoto operadas pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) poderão ter seu consumo de energia elétrica reduzido em até 30%. O equipamento que permitirá isso é o inversor de frequência, que foi apresentado no seminário intergerencial organizado pela Gerência Operacional Sul da Cesan, na manhã de quinta-feira (3), no Centro de Formação Martim Lutero, em Vitória.

O diretor de Operação do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, salientou a importância da redução do consumo de energia para a empresa. O gasto com energia elétrica é um dos custos mais altos da Cesan e toda a iniciativa para reduzí-lo deve ser aplaudida, comentou. Segundo o engenheiro Afonso Celso, uma elevatória de água tratada, em São Roque do Canaã, que apresentava consumo médio de 13.100 kw por hora, passou a consumir 9.900 kw/hora após a instalação do equipamento.

Outras ações da Cesan para a redução do consumo de energia também foram apresentadas no seminário. É o caso das melhorias realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Venda Nova do Imigrante, em janeiro deste ano. Foram investidos R$ 1,8 milhão na construção de redes, reservatórios e ampliação da capacidade de produção. Após as obras, foi possível desativar seis elevatórias de diversas potências, que eram necessárias para bombear água para partes mais altas da cidade.

Despoluição

Os participantes do seminário também puderam conhecer outras iniciativas de melhoria, implementadas na região sul do Estado, nos municípios onde a Cesan tem a concessão dos serviços de saneamento. É o caso do novo sistema de tratamento de esgoto de Aracê, em Pedra Azul, cujo efluente lançado no córrego é mais limpo do que a água do próprio córrego. A qualidade do tratamento é proporcionada por equipamentos de alta tecnologia e treinamento adequado para sua operação.

Os diversos seminários internos de integração, que serão promovidos pela Cesan no decorrer do ano, tem objetivo de proporcionar mais interatividade entre suas equipes e apresentar soluções tecnológicas de grande impacto que serão disseminados para todas as áreas operacionais da empresa. A perspectiva é que essas iniciativas melhorem ainda mais os serviços prestados à população capixaba.

Informações adicionais:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade