Transparência
icon-transparencia

Pablo
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Venda Nova do Imigrante foi inaugurada na manhã deste sábado (29), com a presença do governador Paulo Hartung e do presidente da Cesan, Pablo Andreão.  O investimento contribui com a despoluição do Rio São João de Viçosa, que integra a bacia do Rio Itapemirim.

 

Durante a solenidade de inauguração, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância da ETE e destacou a necessidade do país pautar o saneamento básico como prioridade. “Essa inauguração é muito importante. Sempre que posso visito nossas obras de saneamento para conversar com a sociedade. O país é muito atrasado neste assunto e precisamos avançar. Quando investimos em saneamento básico, estamos economizando em custeio de remédios, além de atendimentos e internações nos hospitais”, ponderou o governador.

 

Hartung lamentou o fato da sociedade não reconhecer os investimentos em saneamento básico. “Esse tipo de investimento que estamos entregando hoje, Paulo Hartunginfelizmente não dá voto. Porém é importante deixar claro que não dá voto, mas dá saúde e qualidade de vida par a sociedade. Quem só pensa em voto não se
elege e, quando se elege, passa em branco na história. Enquanto gestor público, precisamos fazer o que é necessário”, alertou Hartung.

 

O investimento na ETE da Cesan em Venda Nova do Imigrante foi de mais de R$ 4 milhões, beneficia aproximadamente 14 mil moradores e tem capacidade para tratar 33 litros por segundo. Aproximadamente, 2,8 milhões de litros de esgotos por dia deixam de ser lançados no meio ambiente sem tratamento, contribuindo para a saúde da população e dos mananciais.

 

O presidente da Cesan parabenizou o município por ter o melhor índice de tratamento de esgoto dentre os que a Companhia atende. “Venda Nova é um dos poucos municípios onde toda a população que possui rede de coleta com seu imóvel ligado à essa rede e tratando o esgoto. Isso significa aumentar o volume de água com boa qualidade nos rios”, afirmou Andreão. Ele ressalgou ainda que não se pode pensar em um país sem desenvolvimento sustentável e que este passa pelo saneamento. “Tratar esgoto significa aumentar a produtividade, aumentar a frequência na escola, diminuir gastos com saúde pública e despoluir o meio ambiente.

 

PublicoEm Venda Nova do Imigrante, 76,1% dos habitantes da zona urbana contam com serviço de coleta e tratamento de esgoto oferecido pela Cesan. O município é considerado um exemplo de engajamento da população na despoluição dos mananciais, pois em todos os locais onde o sistema de esgotamento sanitário está disponível, os proprietários fizeram a ligação dos seus imóveis às redes da Cesan, evitando assim que os esgotos sejam lançados sem tratamento no ambiente.

 

Também presente no evento, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Rui Carnelli, lembrou que o Espírito Santo é um dos poucos estados da federação que possui planejamento para promover o saneamento. “São obras difíceis de serem executadas, mas que no nosso estado não deixamos de fazer e para além disso, temos um plano de execução. Não tenho dúvidas de que até 2025 o Espírito Santo será o melhor do país em qualidade do saneamento”, afirmou.Paulo Rui

 

A diretoria da Cesan participou da solenidade com a presença da diretora de Operação, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente e o diretor Administrativo, respectivamente, Sandra Sily, Amadeu Wetler e José Eduardo Pereira, além de prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais, e lideranças locais.

 

Com a nova ETE, a Cesan e o Governo do Estado reforçam as ações para despoluição dos mananciais no Espírito Santo. O investimento na ETE da Cesan em Venda Nova do Imigrante foi de mais de R$ 4 milhões, beneficia aproximadamente 14 mil moradores e tem capacidade para tratar 33 litros por segundo. Além da ETE, o sistema conta ainda com uma unidade de tratamento preliminar, uma estação elevatória de esgoto bruto e centrífugas para desidratação do lodo.

 

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade