Transparência
icon-transparencia
23/06/2010
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan vai repassar recursos para produtores rurais preservarem nascentes dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória

convenio_mesa_pequena.jpg Os produtores rurais vão receber diretamente os recursos para a preservação das áreas de nascente de suas propriedades A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e produtores rurais dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá firmaram convênio para a preservação das nascentes e áreas de recarga dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, dentro do Projeto Nascentes. Por meio das associações de produtores rurais desses municípios, a empresa vai repassar recursos da ordem de R$ 98 mil aos agricultores. As associações vão gerenciar a execução do projeto e os agricultores vão atuar recuperando a vegetação de regiões devastadas e protegendo as áreas de nascente.

Com esse investimento, a empresa vai proteger 6,78 hectares de vegetação, sendo 4,7 hectares de áreas recuperadas, beneficiando diretamente 74 agricultores dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Ao todo, o projeto vai recuperar e manter 17 áreas das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória. Com a preservação das áreas de nascente, 1,6 milhão de capixabas serão beneficiados.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (22), em Paraju, Domingos Martins, com a presença do diretor de Meio Ambiente e Administração da Cesan, Luiz Moulin, e do diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli, além de secretários municipais e os agricultores parceiros no projeto. Durante a solenidade, os representantes dos produtores rurais dos dois municípios receberem o convênio e o plano de trabalho do Projeto Nascentes.

convenio_santa_maria_de_jetiba_pequena.jpg O Projeto Nascentes é uma parceria entre Cesan, produtores rurais, associações de agricultores e prefeituras.O Espírito Santo é um estado pobre em recursos hídricos. Por isso, temos que saber como conservar essa água e distribuí-la para atender à população e ao crescimento econômico, preservando a natureza, destacou Luiz Moulin. Ele ressaltou ainda a importância dos agricultores no desenvolvimento do Projeto Nascentes. Os senhores, que já são produtores de alimentos, também serão produtores de água, guardiões das nascentes dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, afirmou. E acrescentou: o projeto será realizado através de uma parceria com quem trabalha, com que produz, sem intermediação.

Jorge Francisco Zatta, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, lembrou que os gastos para tratar a água são cada vez maiores e melhorar a qualidade da água é o principal desafio. Nós, agricultores, devemos ser difusores do projeto nas nossas comunidades, pois a água é um bem escasso, disse.

O presidente da Associação de Agricultores de Boa Esperança, em Domingos Martins, Odilson Bourguignon, ressaltou a importância da participação dos agricultores. Para que a iniciativa dê certo, precisamos da colaboração de todos os associados no desenvolvimento do Projeto Nascentes, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de Santa Maria de Jetibá, Elimar Santos, recebeu com entusiasmo a iniciativa da Cesan de se preocupar com o volume e com a qualidade da água dos rios Jucu e Santa Maria, que abastecem quase 50% da população capixaba. Para o secretário de Meio Ambiente de Domingos Martins, Marcos Soares, o ponto principal do Projeto Nascentes é trazer o produtor como parceiro para o desenvolvimento dos trabalhos.

O Projeto Nascentes tem como objetivo principal aumentar a produção de água e melhorar sua qualidade, em parceria com os produtores rurais das bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que banham dez municípios da Grande Vitória e da Região Centro-Serrana do Estado.

Lançado no dia 22 de março deste ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o projeto também vai contribuir com a meta do Governo do Estado no aumento da cobertura florestal e para difundir boas práticas de conservação do solo.

Atendimento ao Cliente:
115 – A ligação é gratuita de qualquer telefone.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade