O sistema de fluoretação da água realizado pela Cesan foi demonstrado in loco aos estudantes do curso de especialização em Odontologia e Saúde Coletiva, durante visita realizada nesta quarta-feira (12), a Estação de Tratamento de Água (ETA), Helder Faria Varejão, localizada em Vale Esperança, Cariacica. A ação é parte do programa Educação em Saneamento, executado pela Assessoria de Comunicação Social (P-ACS), com apoio da área de produção da empresa.
Realizado desde 1982 pela Cesan, a aplicação do flúor atende aos parâmetros de qualidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde, por meio da portaria 1469/2000. O sistema de Vale Esperança de capacidade de vazão de 12.300 l/s, visitado pelos cirurgiões-dentistas, recebeu em 2000, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o mais importante da América Latina em Gestão de Qualidade, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
“É uma atividade prática integrada ao processo da epidemiologia, que contribuiu para o desenvolvimento do estudo da saúde da população”, comentou a professora Raquel Barone, que teve a sua tese de doutorado sobre saúde bucal, aprovada, no mês passado.
“Temos a oportunidade de sair da sala de aula e acompanhar de perto o processo. Além disso, contribui para a formação da consciência ecológica”, comentou o estudante Gilberto Felisberto. A necessidade de eliminar o desperdício da água também foi destacada pela estudante Ana Cláudia Buzato Santos. “Com a visita, sabemos de onde vem e como é feito o processo de tratamento da água que ingerimos, como é feita a dosagem do flúor e o controle”, finalizou.
De acordo com o programa desenvolvido pela P-ACS, em 2002, 90 escolas da rede pública estadual e particular de 1º, 2º e 3º graus foram atendidas, num total de 2.863 alunos. “Com as visitas, mostramos como é realizado todo o processo, buscando uma maior credibilidade e transparência aos produtos oferecidos à população”, disse a coordenadora do programa Lia Márcia Negri Severo.
Doutorado
De acordo com a tese de doutorado da professora Raquel Barone, defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram estudadas as águas do município de São Roque do Canaã, São João de Petrópolis, em Santa Teresa, e Serra de Cima, localizada em Nova Venécia. Com São Roque obtendo os melhores índices, foi comprovada que a quantidade de flúor deve ser equilibrada, sem excessos, nem ausências, para garantir a saúde bucal e os indicadores de saúde. O título do trabalho é Avaliação da Saúde Bucal de Escolares Residentes em Localidades com Diferentes Condições de Fluoretação da Água.
Agendamento
As visitas monitoradas aos sistemas da Cesan poderão ser agendadas pelos telefones: 3132-8268, com Lia Márcia, em horário comercial.
Assessoria de Comunicação
13/03/2003