Transparência
icon-transparencia
Jonas Cabral
Gestor da área de Relações com a Comunidade: Jonas Cabral

A Cesan premiou alunos, professores e escolas na tarde desta quarta-feira (10).  A cerimônia foi uma das etapas do concurso de redação envolvendo o Ensino Médio de três escolas estaduais da região de Jacaraípe e Nova Almeida, em Serra.

Participaram do desafio 62 alunos das escolas Antônio Peixoto Miguel, Francisco Nascimento e Jacaraípe. O tema foi: ‘O que aprendemos com a crise hídrica?’.

A estudante do 3° ano Sara Lele Malheiros, que ficou em primeiro lugar, disse que para escrever a redação fez uma pesquisa e descobriu pontos que não sabia sobre o assunto. “Pesquisei à noite e fiquei sabendo detalhes que ninguém comentava. Depois minha professora me motivou e fiz a redação. Participar abriu meus olhos para o que estamos vivendo”, relatou.

Na abertura da premiação, o gestor da área de Relações com a Comunidade, Jonas Cabral, destacou a importância do envolvimento dos moradores. “Mais que a obra, temos a disseminação do conhecimento. Associar saneamento e educação mostra que podemos ir muito mais além na produção de conhecimento para as gerações. Contamos com vocês como multiplicadores de práticas ambientais para influenciar mais pessoas a mudarem de comportamento”, declarou.

A Caixa Econômica foi a financiadora do projeto. A representante da Caixa, Geruza Curcio, apontou os benefícios com a participação das escolas. “O trabalho social é fundamental para o bom uso da água e fazer na escola é muito importante para multiplicar a ideia. O trabalho social complementa o benefício da obra, pois a obra é para as pessoas e o trabalho social é para tocar as pessoas”, afirmou.

Já a professora premiada, Tatiana Falcão, disse que essas oportunidades contribuem com o trabalho das escolas. “Que venham mais concursos, sejamos participantes, cidadãos, mesmo em meio a dificuldades”, falou.

Familiares e amigos foram prestigiar a entrega dos prêmios aos vencedores.
Familiares e amigos foram prestigiar a entrega dos prêmios aos vencedores.

Os avaliadores das redações acreditam que o tema abordado despertou o interesse nos jovens em cuidarem dos recursos hídricos. “Por meio dos textos, notamos que eles começaram a dar mais atenção à forma como utilizamos a água no dia a dia e qual a situação dos rios”, disse a assistente social da Cesan, que também ajudou nas avaliações, Fernanda Ferreira Ribeiro.

Para fazer a análise das redações e selecionar as melhores, foram utilizados critérios como fidelidade ao tema, qualidade da produção do texto, ortografia, coerência e coesão, além de criatividade e consciência ambiental. Ao todo, foram distribuídos dez prêmios, que devem ser entregues para os estudantes, professores e para a escola que obtiveram maior destaque.

Além do concurso, alunos e professores passaram por capacitações em saneamento ambiental e fizeram visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina, como uma forma de auxiliar e estimular os estudantes na produção dos textos.

Em Jacaraípe e em Nova Almeida estão ocorrendo obras para melhoria no sistema de abastecimento de água da região. O concurso de redação faz parte do projeto de comunicação social que leva informações para as comunidades onde o investimento que está sendo realizado. São feitas reuniões comunitárias, visitas domiciliares, exibição de filmes, entre outras atividades.

Conheça os premiados

1º Ano

1º lugar: Vitória Dantas dos Santos Araújo

2º lugar: Francielly Silva

2º Ano

Raquel Chagas da Ressureição

Brenda Diniz Nunes

3º Ano

Sara Lele Malheiros

Karolayni Rodrigues Alves

Melhor orientador

Tatiana Falcão

Melhor Escola

Antônio José Peixoto Miguel

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade