A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, um curso de Saneamento Rural para técnicos de todo o Estado e uma aula prática aberta à comunidade, em Santa Leopoldina. O objetivo foi a capacitação dos técnicos para atuar no setor de saneamento para as residências rurais.
Os dois dias de curso foram restritos a 40 técnicos vindos da Cesan, Incaper, Iema, Idaf e Prefeitura Santa Leopoldina, que foram instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP).
“O curso de saneamento básico rural só vem enriquecer o nosso Município, assim como todo o Projeto da Bacia do Rio Mangaraí. Com as novas técnicas, o agricultor terá opções de contribuir efetivamente para a proteção do meio ambiente”, disse a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Leopoldina, Diene Maria Bremenkamp, que também participou do curso.
O Engenheiro Agrônomo do Incaper, César Pereira Teixeira, ressaltou a importância destes cursos para o Projeto Mangaraí, que influencia não só a população rural como a urbana. “Nosso objetivo com o projeto é promover, por meio do saneamento rural, ações para preservar os mananciais que fornecem água para o meio urbano, o que influi diretamente na qualidade e no preço da água a ser paga pelo consumidor”, afirma.
Amanhã, quinta-feira (15), acontece um Dia de Campo, aberto para a participação de 40 pessoas, envolvendo desde especialistas técnicos, até moradores das redondezas que tenham a curiosidade de conhecer um pouco do processo de saneamento rural. Neste dia, profissionais da Embrapa realizam uma demonstração prática sobre como funcionam os equipamentos que fazem o tratamento do esgoto sanitário (fossa biodigestora), de tanques, chuveiros e pias (jardim filtrante), além da cloração da água do reservatório nas propriedades rurais (clorador), para o consumo posterior.
Saiba mais sobre o Projeto Mangaraí
O Projeto Mangaraí faz parte da Carteira de Projetos que o Governo do Estado do Espírito Santo vem negociando com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), denominada Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem.
O projeto prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região. Os estudos vão indicar alternativas para redução do transporte de sedimentos e melhoria de qualidade de água nas bacias estudadas.
O projeto é uma parceria entre a Cesan, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura de Santa Leopoldina e o Governo do Estado.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Raquel d’ Ávila
2127-5076/99909-7311
Texto: Bruna Ribeiro
www.cesan.com.br
www.facebook.com.br/seliganarede