Transparência
icon-transparencia
Os técnicos que participaram dos dois dias de curso foram instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP).
Os técnicos que participaram dos dois dias de curso foram instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP).

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, um curso de Saneamento Rural para técnicos de todo o Estado e uma aula prática aberta à comunidade, em Santa Leopoldina. O objetivo foi a capacitação dos técnicos para atuar no setor de saneamento para as residências rurais.

Os dois dias de curso foram restritos a 40 técnicos vindos da Cesan, Incaper, Iema, Idaf e Prefeitura Santa Leopoldina, que foram instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP).

“O curso de saneamento básico rural só vem enriquecer o nosso Município, assim como todo o Projeto da Bacia do Rio Mangaraí. Com as novas técnicas, o agricultor terá opções de contribuir efetivamente para a proteção do meio ambiente”, disse a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Leopoldina, Diene Maria Bremenkamp, que também participou do curso.

O Engenheiro Agrônomo do Incaper, César Pereira Teixeira, ressaltou a importância destes cursos para o Projeto Mangaraí, que influencia não só a população rural como a urbana. “Nosso objetivo com o projeto é promover, por meio do saneamento rural, ações para preservar os mananciais que fornecem água para o meio urbano, o que influi diretamente na qualidade e no preço da água a ser paga pelo consumidor”, afirma.

César Pereira Teixeira,  Engenheiro Agrônomo do Incaper, ressaltou a importância destes cursos para o Projeto Mangaraí.
César Pereira Teixeira, Engenheiro Agrônomo do Incaper, ressaltou a importância destes cursos para o Projeto Mangaraí.

Amanhã, quinta-feira (15), acontece um Dia de Campo, aberto para a participação de 40 pessoas, envolvendo desde especialistas técnicos, até moradores das redondezas que tenham a curiosidade de conhecer um pouco do processo de saneamento rural. Neste dia, profissionais da Embrapa realizam uma demonstração prática sobre como funcionam os equipamentos que fazem o tratamento do esgoto sanitário (fossa biodigestora), de tanques, chuveiros e pias (jardim filtrante), além da cloração da água do reservatório nas propriedades rurais (clorador), para o consumo posterior.

Saiba mais sobre o Projeto Mangaraí

O Projeto Mangaraí faz parte da Carteira de Projetos que o Governo do Estado do Espírito Santo vem negociando com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), denominada Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem.

O projeto prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região. Os estudos vão indicar alternativas para redução do transporte de sedimentos e melhoria de qualidade de água nas bacias estudadas.

O projeto é uma parceria entre a Cesan, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura de Santa Leopoldina e o Governo do Estado.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Luciana Roberty

2127-5071/99831-5904

Raquel d’ Ávila

2127-5076/99909-7311

Texto: Bruna Ribeiro

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.twitter.com/Liganarede

www.facebook.com.br/poupeagua

www.facebook.com.br/seliganarede

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade