Uma exposição fotográfica e um Atlas Socioambiental estão entre os produtos que serão gerados. Na última sexta-feira (12) foi realizado, no município de Baixo Guandu, o evento de encerramento da 1ª Expedição Científica da Bacia do Guandu. Durante o encontro, as seis equipes que atuaram no desenvolvimento das atividades de campo apresentaram o que foi desenvolvido, encaminharam sugestões e identificaram os pontos positivos e negativos existentes na região.
Os grupos foram divididos por temas: Biodiversidade, Solo, Recursos Hídricos, Políticas Territoriais, Educação Ambiental e Socioeconomia Ambiental. O próximo passo agora será a elaboração de um relatório pelos grupos para ser apresentado durante um seminário promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu. Serão confeccionados como parte dos produtos finais da expedição, um Atlas Socioambiental e um documentário sobre a bacia, além da realização de uma exposição fotográfica itinerante.
A Expedição contou com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e teve inicio na segunda-feira (08). Além de percorrerem a calha do Rio Guandu e seus principais afluentes, os participantes também passaram pelas sedes dos quatro municípios que compõem a bacia: Afonso Claudio, Laranja da Terra, Brejetuba e Baixo Guandu.
O objetivo foi promover um levantamento das condições socioambientais das regiões visitadas com o intuito de aperfeiçoar a gestão ambiental na Bacia do Rio Guandu, além de sensibilizar a população sobre a importância do Comitê.
O projeto é uma parceria entre universidades, o Governo do Espírito Santo, por meio do Iema, Idaf, Incaper e Cesan, Agência Nacional de Águas (ANA), ONGs como o Instituto Terra e Instituto Bio Atlântica, Funasa, sindicatos e prefeituras municipais.
Bacia Hidrográfica do Rio Guandu
A Bacia do Rio Guandu é uma sub-bacia do Rio Doce e compreende os municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu, abrangendo uma área de 2.674 km² e uma população de 18,3 mil habitantes. A bacia é formada por 146 córregos, 13 ribeirões e sete rios.
Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema
(27) 3636-2591/9977-1012
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com