Transparência
icon-transparencia

Com Com a ETE Itaúnas, 1,3 milhão de litros de esgoto deixará de ser lançada diariamente no meio ambiente. Com o fim do verão e menor número de turistas chegando às suas dunas, a Vila de Itaúnas recebe a visita da equipe da Cesan que, durante esta semana, vai mobilizar a comunidade para fazer a ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto. Hoje, cerca de 25% já estão conectados e tem o esgoto coletado e tratado.

Várias atividades estão sendo realizadas como sensibilização dos alunos com teatro de bonecos, reunião com lideranças comunitárias para tirar dúvidas e mapear as dificuldades para realizar a ligação, visita à Estação de Tratamento Itaúnas, além de palestra para a comunidade sobre o sistema de esgoto. Nesta quinta (01), técnicos da Cesan iniciam as vistorias nas caixas de ligação para checar as condições de conexão de cada imóvel.

Com uma população de 1.260 moradores, podendo chegar a três mil no verão, Itaúnas é um dos pontos turísticos mais integrados com a natureza e o folclore capixaba. Para colaborar com a preservação dessa atração do estado, em 2011, a Cesan investiu R$ 5,3 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário da vila.

O tratamento do esgoto de Itaúnas potencializa a vocação turística da região, que conta com uma estrutura hoteleira de 55 pousadas e que agora tem infraestrutura pública adequada para destinação dos resíduos sanitários. As fossas que contaminam o lençol freático e o lançamento de esgoto in natura no Rio Itaúnas serão eliminadaos, melhorando a saúde preventiva da população e contribuindo com a preservação do rio e do Parque Estadual de Itaúnas.

Segundo Bernardino Maia, proprietário da pousada Girassol, os investimentos foram importantes e, agora que passou o verão, pretende fazer a ligação do seu imóvel à rede o mais breve possível. “O ser humano vivendo bem com o meio ambiente, está se ajudando também. Se o morador prejudica a natureza, está se prejudicando também”, afirma.

Se Liga na Rede

As redes de coleta e tratamento de esgoto sanitário já estão disponíveis, e, após a visita de um técnico da Cesan, o morador pode fazer a ligação do imóvel a essa rede. Com uma pequena obra, as tubulações são conectadas à rede que passa na rua e o esgoto da residência será levado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vila de Itaúnas.  A água resultante do processo de tratamento é devolvida ao meio ambiente sem contaminá-lo. O sistema tem capacidade para tratar 15 litros por segundo e remover 95% de impurezas.

O sistema, que entrou em operação em setembro, possui mais de 16 quilômetros de redes para levar o esgoto até três estações elevatórias, e depois à estação de tratamento. Após vários processos para retirar o resíduo orgânico do esgoto, por meio de uma tubulação emissária de mais de 800 metros, a água volta limpa para o Rio Itaúnas.

O modelo adotado na estação de tratamento de esgoto de Itaúnas é composto por reator anaeróbico, manta de lodo, dois biofiltros aerados e decantadores. O sistema terá capacidade para tratar 15 litros por segundo e remover 95% de carga orgânica. Isso quer dizer que 1,3 milhão de litros de esgoto deixará de ser lançado diariamente no meio ambiente.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel d' Ávila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade