Transparência
icon-transparencia
30/12/2010
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Estação de Carapina opera com vazão reduzida e Cesan pede que a população economize água

A Cesan informa que, em função das fortes chuvas que atingem o estado,continua muito barrenta a água do rio Santa Maria que chega à Estação de Tratamento de Água de Carapina. Por isso, a estação está operandocom 75% da sua capacidade de produção, para garantir a qualidade da água distribuída à população.

A vazão reduzida compromete o abastecimento nos bairros da zona norte de Vitória e no municípioda Serra, inclusive os balneários de Jacaraípe, Nova Almeida e Praia Grande. A Cesan orienta as pessoas a economizarem água nesse período chuvoso e se coloca à disposição dos clientes pelo telefone 115.

A estação ficou paralisada por mais de 24 horas. O problema foi causado pela grande quantidade de barro na água do rio Santa Maria da Vitória, que aumentou o índice de turbidez e impediu o tratamento da água para distribuição dentro dos padrões normais de qualidade.

Quatro municípios das Regiões Serrana e Sul do Estado estão com dificuldade no abastecimento de água e as estações estão operando com vazão reduzida. O abastecimento está sendo normalizado gradativamente. A população foi avisada que o abastecimento ficaria comprometido nesta quinta-feira (30), porque o consumo está elevado.

Em Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio o fornecimento de água está sendo normalizado. Em Santa Maria o sistema de água voltou a operar nesta quarta-feira (29) e a estação de tratamento do município está operando com vazão reduzida de 19 litros por segundo. Em Afonso Cláudio, o sistema voltou a operar às 18 horas desta quarta-feira (29).

Já as estações de tratamento de água de Atílio Vivácqua e Muqui voltaram a operar desde segunda-feira (27). Em Muqui, a estação de tratamento está operando com cerca de 17 litros por segundo. Em Atilio Vivácqua, a estação está tratando 12 litros por segundo. Em São José do Calçado, a estação de tratamento está operando com vazão de 36 litros por segundo.

Abastecimento comprometido
Já os municípios de Laranja da Terra, Marechal Floriano, Domingos Martins, inclusive o distrito de Santa Izabel, na região Serrana, estão com o abastecimento comprometido, por causa das enchentes.

Devido a problemas na captação de água que fica no rio Jucu Braço Sul, o sistema de água que abastece os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins foi paralisado às 22 horas desta quarta-feira (29). Não há previsão de retorno.

Em Laranja da Terra, o sistema parou ao meio-dia desta quarta-feira (29) devido à enchente que atingiu a elevatória (conjunto de bombas). A Cesan está aguardando o nível do rio Guandu diminuir para retomar a operação do sistema.


Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.


Informações à Imprensa:


Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Leila Oliveira

2127-5073/ 9962-3973

Almir Casagrande

2127-5075

Plantão (fins de semana) – 9822-8612

comunica@cesan.com.br
www.cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade