O estudo “Avaliação das Ações de Incentivo à Adesão da População ao Sistema de Esgotamento Sanitário no Município de Vitória”, desenvolvido por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), em parceria com o Comitê de Cooperação Técnico-Científica da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), receberá o Prêmio Abes – Globaltech, durante o 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre de 2 a 7 de setembro, em Belo Horizonte.
O trabalho dos estudantes Luis Carlos de Souza Menezes (ex-estagiário da Cesan) e Magno de Lyrio, sob orientação da professora Jacqueline Bringhenti, foi qualificado como o melhor apresentado ao 24º Congresso, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Os critérios para julgamento dos trabalhos inscritos foram: ineditismo do tema em Congresso; interesse nacional, técnico e científico; tema com tecnologia econômica, de fácil aplicação e prática e que provoque discussões.
Segundo Fernando Botafogo Gonçalves, da Globaltech Tecnologia Ambiental, entre as razões para a seleção do trabalho, destaca-se a tentativa de minorar os sérios problemas que as empresas concessionárias de serviços de água e de esgoto têm encontrado junto a seus usuários, diante da não-adoção de programas que possam convencê-los dos benefícios oferecidos por esses serviços. Além disso, o trabalho atende perfeitamente à Lei 11.445/2007 (Lei do Saneamento Básico), que apresenta diretrizes para o setor.
“Nos países mais desenvolvidos costuma-se aplicar uma metodologia de informação destinada a promover o convencimento da população de que vale a pena pagar um pouco mais em comparação com os benefícios a serem alcançados”, completou.
Desde 2005, quando foi criado, o Comitê da Cesan tem estabelecido parcerias de sucesso com várias instituições de ensino como Ufes, Cefetes, USP e Faesa, com o objetivo de vincular o conhecimento acadêmico à pesquisa aplicada com resultados práticos às necessidades da empresa. “Esta é a meta da Companhia, que já é reconhecida como uma das empresas que mais contribuem e incentivam as atividades de pesquisas na área de Saneamento Ambiental”, destacou o diretor do Comitê, Carlos Eduardo Saleme.