Na manhã desta segunda-feira (27), o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou a ordem de serviço para o início das obras do sistema de abastecimento de água para a comunidade rural de Limoeiro, no município de Castelo. O presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Paulo Ruy Carnelli e o diretor de Operações do Interior, Fernando Martinelli, também estiveram presentes na ocasião. A obra faz parte do Programa Pró-Rural da Cesan e tem previsão de 18 meses para execução.
A localidade de Limoeiro vai receber uma estação de tratamento de água (ETA) compacta, um reservatório, 3,6 quilômetros de adutoras, duas elevatórias (bomba) de água tratada e 7,2 quilômetros de redes de distribuição de água. O investimento de R$ 1,5 milhão beneficiará os 320 habitantes da localidade e a obra foi projetada para atender a crescente população local, que deve chegar a 532 moradores até 2041, melhorando a qualidade de vida da população local e dos turistas.
O presidente da Cesan lembra que a “relação com Castelo é antiga. A Companhia já esteve presente como concessionária administradora do município e, desde 2006, voltou a atuar trazendo melhoria na qualidade do tratamento da água e do esgoto. Junto à prefeitura, recentemente liberamos mais de R$ 3 milhões em investimentos, apenas no esgotamento sanitário. E hoje, estamos aqui, também, para anunciar mais investimentos: vamos trabalhar para que a cidade de Castelo tenha 100% do esgoto tratado”, afirmou Paulo Ruy Carnelli.
O interior de Castelo é procurado pelos turistas principalmente pela Gruta de Limoeiro – considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do Espírito Santo. A gestora da Divisão de Saneamento Rural (I-DSR), Márcia Azevedo, responsável pelo Pró-rural, acredita que o fluxo dessas pessoas aumentará devido ao conforto de ter água encanada, já que atualmente a comunidade utiliza poços com água dos lençóis freáticos para consumo.
Para abastecer a população com o novo sistema será captada água bruta do córrego Monte Alverne. Márcia Azevedo explica que uma barragem pequena será feita artesanalmente para aumentar o volume de água da captação. “Esse procedimento é muito utilizado em outros locais com menores proporções de água e população. Ele não agride o Córrego, já que a barragem é feita só para conter uma quantidade de água capaz de ser captada. Quando chove, por exemplo, a água não fica retida na barragem e não gera inundações”, destacou.
Programa Pró-rural
O Pró-Rural é um programa de saneamento Rural iniciado em 1991 e realizado por meio de parceria entre Cesan, Prefeitura Municipal e comunidade local. Nesta parceria cabe à Cesan oferecer suporte técnico/operacional para que a Prefeitura e comunidade realizem a operação e manutenção do sistema através da autogestão participativa.
Em 2013, o programa atendeu os municípios de Pedro Canário, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Muqui e Serra. Para este ano, a previsão é que mais cinco municípios sejam contemplados com obras de melhoria e ampliação do sistema de saneamento rural, entre eles: Guarapari, Nova Venécia, Alto Rio Novo, Boa Esperança e Dores do Rio Preto.
As comunidades atendidas pelo Pró-Rural são de pequeno porte, localizadas em áreas geograficamente isoladas, com população que varia de 50 a 1.500 habitantes. Além disso, pertencem aos municípios onde a Cesan possui concessão e onde não há viabilidade econômica para operação/manutenção pela Companhia.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Plantão de atendimento à imprensa
(27) 99822-8612
Texto: Danniely Zanotti
www.cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua