Paulo Hartung: investir em saneamento é investir em saúde preventiva. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ressaltou a capacidade de investimento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) em saneamento e saúde preventiva durante a solenidade de inauguração das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Castelo, na manhã desta quarta-feira (12), na Praça Três Irmãos. As obras somam R$ 3,2 milhões em investimentos, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.
Vale a pena termos a Cesan, essa empresa com uma enorme capacidade de investimento e disputada pelos mais importantes órgãos financiadores, como o Banco Mundial e Caixa Econômica Federal. Aplicar recursos em saneamento é prevenir doenças hídricas e representa economia na área da saúde. Prefiro inaugurar obras que fornecem água tratada e coleta e tratamento de esgoto à população do que comprar remédios. É muito melhor, é prevenção, destacou.
O diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, disse que estava muito feliz por voltar a Castelo para cumprir uma promessa feita em agosto de 2005: entregar as obras de ampliação do sistema de abastecimento do município. Foram aplicados nos últimos cinco anos R$ 8,2 milhões em água e tratamento de esgoto aqui em Castelo. Isso mostra que a Companhia está preparada e possui uma grande infra-estrutura para atender com qualidade ao município pelos próximos 15 anos, explicou.
Carnelli lembrou que toda a população é responsável pela preservação dos rios e deve contribuir para acabar com o assoreamento. Além disso, a ligação dos imóveis à rede de esgoto da empresa é também fundamental e cada um deve fazer a sua parte em prol do meio ambiente, acrescentou.
Estiveram presentes também o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, o prefeito municipal, Cleone Gomes do Nascimento, secretários estaduais de Segurança Pública, Turismo e Saúde, além da Diretoria da Cesan, lideranças e a comunidade local.
Duplicação
ETA Castelo após a ampliação. A capacidade da Estação de Tratamento de Água de Castelo dobrou com as obras de ampliação, passando de 40 l/s para 81 l/s. Foram realizadas também melhorias na estrutura física e no desarenador da captação no rio Caxixe, além de substituição de 2.950 metros de tubulação. Além disso, a Cesan construiu dois reservatórios com capacidade de 750 mil litros cada, que vão garantir o abastecimento de água à população.
Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br