Transparência
icon-transparencia
jucu16102015 (1)_2
Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

O governador Paulo Hartung, acompanhado da equipe que gerencia a crise hídrica estadual, visitou, na manhã desta sexta-feira (16), os dois principais pontos de captação de água dos rios que abastecem a Grande Vitória: o Santa Maria da Vitória e o Jucu.

Participaram da visita o presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, os secretários estaduais de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser e o da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.

Esse monitoramento junto aos rios tem sido feito pelo Governo do Estado diariamente para planejamento e tomadas de decisões que amenizem as consequências da falta de chuva. O Espírito Santo está passando pela pior seca da sua história e está em estado de alerta para a escassez de água.

Hotsite

A Cesan criou o hotsite com dicas para a população economizar. Reduzir o consumo de água não é difícil. Confiram em www.cesan.com.br/economizeagua.

 

Confira a seguir maneiras de reduzir o seu consumo de água:

 

Na cozinha

– Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova ou guardanapo. Depois, coloque a louça suja de molho na pia com água e um pouco de detergente. Enquanto estiver ensaboando, deixe a torneira fechada. Abra-a novamente, com moderação, apenas na hora de enxaguar as peças.

 

– A quantidade de água usada em uma lavadora de louças geralmente é menor que na lavagem manual. Porém, use a lavadora somente quando ela estiver cheia.

 

– Reduza a quantidade de louça suja. Quando possível, reutilize os utensílios. Ao usar um copo para beber água são necessários, pelo menos, outros dois copos de água para lavá-lo.

 

– Não use água corrente para descongelar alimentos. Tanto pela economia de água, quanto pela segurança alimentar, o ideal é descongelar os alimentos gradualmente na geladeira.

 

 

Na lavanderia

– Dê preferência aos modelos de lavadoras de roupa com abertura frontal, que economizam 50% de água em relação aos aparelhos convencionais.

 

– Planeje a lavagem para aproveitar a carga máxima da máquina de lavar. Não use excesso de sabão para evitar enxágues desnecessários.

 

– Distribua a roupa de modo homogêneo dentro da lavadora para obter melhor desempenho.

 

– Ao lavar as roupas à mão, aproveite a água do molho para esfregar as peças. Abra a torneira apenas para enxaguar.

 

– Reutilize o volume dos enxágues para outros serviços. A água do tanque ou da máquina de lavar pode ser reaproveitada para a limpeza do quintal ou da calçada, entre outros.

 

No jardim, quintal e áreas de lazer

– Regue as plantas com regador em vez da mangueira. Os melhores são os que têm furos no bico (como um chuveirinho), pois reduzem o consumo e distribuem melhor a água.

 

– Durante o verão ou em dias mais quentes, irrigue as plantas no início da manhã ou à noite, quando a temperatura é mais amena. Isso reduz a evaporação e preserva a saúde dos vegetais.

 

– Se for realmente necessário usar a mangueira, use o modelo de esguicho-revólver. Em dez minutos, esse tipo de esguicho usa cerca de 90 litros de água, contra os 186 litros nos modelos convencionais.

 

– Mantenha piscinas cobertas sempre que não estiver usando para evitar a evaporação. Perde-se cerca de 190 litros de água por dia em uma piscina ou tanque descoberto com cerca de 46 m². Também desligue as fontes e quedas de água quando não estiverem em uso, pois o desperdício é maior quando a água está em movimento.

 

– Mantenha a linha d´água da piscina entre 10 a 15 cm abaixo do nível das margens. Isso evita que a água seja desperdiçada pelo transbordamento.

 

– Não lave o carro em períodos de estiagem. Mas se for realmente necessário, use balde e panos em vez da mangueira. Quem usa o balde gasta cerca de 80 litros na lavagem de um veículo de passeio. Quem usa mangueira gasta pelo menos 560 litros. Se usar o serviço de um lava rápido, dê preferência àqueles lavam a seco.

 

– Não lave calçadas no período de seca. Se for lavar, utilize um balde. Durante o período de estiagem é recomendável apenas varrer a calçada. Caso seja necessário lavar, prefira a dupla vassoura e balde (de preferência com água reutilizada da máquina de lavar roupas). Em hipótese nenhuma varra a calçada com o esguicho da mangueira. Essa atitude desperdiça cerca de 280 litros em apenas 15 minutos.

 

– Colete água da chuva para regar as plantas. Distribua alguns baldes pelo quintal, área de serviço ou sob calhas. Quando parar de chover, transfira o líquido para recipientes fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

 

– Reaproveite a água quando lavar o aquário para regar plantas, pois é enriquecida com nitrogênio e fósforo. Além de reduzir o consumo de água você economiza na compra de fertilizantes.

 

No banheiro

– Feche a torneira ao escovar os dentes. Escovar os dentes por cinco minutos com a torneira aberta gasta cerca de 25 litros de água

 

– Feche a torneira também na hora de lavar o rosto ou fazer a barba. Encha a pia com alguns centímetros de água para lavar o barbeador ou use um potinho para retirar a espuma do aparelho em vez de usar água corrente.

 

– Tome banhos curtos. Um banho de ducha por 15 minutos consome 240 litros de água. Se o registro for fechado na hora de ensaboar o corpo a duração da ducha for reduzida para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros. Uma pequena mudança de hábito economiza quase 70% de água.

 

– Em dias frios é comum deixar a água do chuveiro correr um pouco até ficar quente. Para não desperdiçar essa água, colete em um balde e use na limpeza da casa, para regar as plantas ou mesmo para dar descarga.

 

Manutenção

– Feche torneiras e certifique-se de que ela não permaneça pingando. Uma torneira pingando pode ser consertada de forma simples, com a substituição de uma borrachinha. O desperdício por gotejamento pode chegar a 46 litros de água por dia.

 

– Corrija qualquer vazamento. Para verificar se há problemas desse tipo na sua casa, fecha as torneiras, interrompa o consumo e verifique se os indicadores do hidrômetro continuam girando.

 

– Escolha vasos sanitários com caixa acoplada, que gastam cerca de seis litros por descarga, enquanto os equipados com válvulas de parede liberam até 20 litros a cada disparo.

 

– Outra alternativa é adaptar a válvula de descarga convencional da sua casa para a versão com dois botões de acionamento (um para a evacuação de líquidos e outro para a descarga de sólidos). Esse produto, conhecido como “dual flush”, economiza cerca de 30% em relação aos modelos mais antigos.

 

– Não use o vaso sanitário como lixeira. Jogue o lixo no lixo você economiza água e evita entupimentos na rede de esgoto.

 

– Instale arejadores nas torneiras esses dispositivos ajudam a reduzir o consumo de água ao proporcionar a sensação de fluxo mais intenso.

 

– Equipe duchas e chuveiros com restritores de vazão. Esse dispositivo pode prover uma economia que chega a 62%.

 

Veja quantos litros podem ser economizados nas atividades diárias:

Lavando a louça

Economia que pode ser obtida: 97 litros


Tomando Banho

Economia que pode ser obtida: 160 litros


Lavando a calçada

Economia que pode ser obtida: 250 litros


Utilizando o vaso sanitário

Economia que pode ser obtida: 14 litros


Lavando o carro

Economia que pode ser obtida: 520 litros


Escovando os dentes

Economia que pode ser obtida: 24 litros

 

Total de economia: 1065 litros de água.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade