Intervenção na rua Fernando Antônio com a rua Belo Horizonte, em Bela Aurora, Cariacica. As interligações e a substituição de 800 metros de redes de grande porte, realizadas no último sábado (28), durante a paralisação programada, melhoraram o fornecimento de água para 61 bairros do município, por meio do aumento de vazão, que agora pode chegar a mais de 100 milhões de litros de água por dia, beneficiando cerca de 270 mil pessoas, além de garantir abastecimento para partes mais distantes e elevadas da cidade. Os serviços mobilizaram mais de 60 técnicos e duraram 20 horas. Os trabalhos começaram às 6 horas da manhã de sábado e foram concluídos às 2 horas de domingo (29).
Os técnicos da Cesan realizaram oito intervenções coordenadas e simultâneas para interligação de redes além de instalação de equipamentos de controle no sistema de abastecimento. Os principais pontos de interligação ficam localizados na rua Fernando Antônio com a rua Belo Horizonte, em Bela Aurora, Cariacica e na travessia do Canal Rio Marinho, em Sotelândia, Vila Velha. O trabalho foi organizado em oito equipes, coordenadas pelos engenheiros Luiz Cesar Dazzi (da Divisão de Manutenção da Distribuição Sul – O-DMS) e Delson Destefani (da Divisão de Obras Norte – I-DON).
Carlos Eduardo Saleme, diretor de Operação Metropolitana da Cesan, destaca que as interligações realizadas no Intervenção na travessia do Canal Rio Marinho, em Sotelândia, Vila Velha. último sábado (28) vão garantir mais segurança no abastecimento de água para Vila Velha. O principal benefício desse trabalho para a população é a garantia de redução do risco de interrupções não programadas nesse sistema. Implantamos cerca de 800 metros de uma nova adutora de 1000 milímetros de diâmetro, que está a uma profundidade menor do que a antiga, o que permite mais rapidez em sua manutenção. A nova tubulação também tem vida útil maior, garantindo mais segurança no abastecimento das mais de 270 mil pessoas atendidas por esse sistema em Vila Velha, explicou.
Carlos Martinelli, diretor de Operações, disse que a obra é considerada de grande porte, devido às dificuldades de execução. O valor da obra foi de R$ 1,6 milhão, o que demonstra um grande investimento, tendo em vista a importância da adutora para o sistema de abastecimento de água, que abrange parte principal do município de Vila Velha.
Unidade Móvel de Manutenção da Cesan, onde ficam guardados os equipamentos utilizados nos serviços. O engenheiro Delson Destefani foi o responsável pela coordenação dos serviços na Travessia do Canal Rio Marinho. Ele falou que as obras foram de grande complexidade e a Cesan trabalhou realizando os cortes das tubulações e ancoragem da curva para encaixar os pontos substituídos. Foi um trabalho conjunto entre a parte operacional de distribuição de água e a área de obras, por meio da Gerência de Expansão (I-GEP). Como profissional de saneamento, foi a maior intervenção de que participei. Na minha opinião foi um sucesso. Só o encaixe demorou, porque é um trabalho minucioso e de ajustes milimétricos , destacou.
Destefani disse que durante os serviços foram utilizados vários equipamentos pesados, como três muncks (caminhões com guindaste acoplado na caçamba), duas retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas. Havia também um munck reserva. Também foram utilizados quatro geradores de energia, seis bombas para tirar água e uma unidade de manutenção móvel da Cesan, que possui vários equipamentos menores, como serras elétricas, soldas e parafusos.
O engenheiro Luiz Cesar Dazzi disse que o serviço foi bem sucedido, conforme planejado. Atrasamos em algumas horas a conclusão devido à demora no encaixe de uma peça chamada curva, que, na hora de fechar, não alinhava. Um dos nossos desafios foi cortar os trechos dos tubos antigos, que são de ferro fundido, para depois encaixar e nivelar os novos tubos. Os empregados chegaram às 6 da manhã de sábado e só foram embora às 7 horas de domingo. Trabalharam muito, durante 25 horas, explicou Dazzi.
O técnico da Divisão de Obras Sul (I-DOS), Adjalma Grecco Filho, que trabalhou na travessia do Canal Rio Marinho, avaliou a execução dos serviços como normal. Segundo ele, uma das dificuldades foi realizar a solda final, porque um pouco de água acabou passando pelo registro de água. Mas nós conseguimos conter com saco de areia, colocamos a bomba para sugar a água e finalizamos a solda. Utilizamos a solda porque a tubulação no local é de aço, contou. Ele disse que todos se empenharam bastante, o que contribuiu para o sucesso dos trabalhos.
O técnico Davi Coelho, da Divisão de Serviços Operacionais (O-DSO), responsável pela Unidade de Manutenção da Cesan e pelos equipamentos utilizados durante os serviços, disse que todos trabalharam com garra. Tínhamos todos os equipamentos necessários e o meu papel foi disponibilizá-los para que tudo saísse conforme planejado. A equipe trabalhou de forma coesa e o mais rápido possível, porque tínhamos na cabeça o tempo todo o sentimento de que mais de 270 mil pessoas poderiam ficar sem água, falou.
Bairros beneficiados:
Alecrim, Araçás, Aribiri, Ataíde, Boa Vista I e II, Brisa Mar, Cavaliere, Centro, Cobi de Cima, Cobilândia, Cocal, Coqueiral de Itaparica, Cristóvão Colombo, Darly Santos, Divino Espírito Santo, Dom João Batista, Garoto, Glória, Guaranhuns, Ibes, Ilha da Conceição, Ilha das Flores, Ilha dos Ayres, Ilha dos Bentos, Industrial, Itapuã, Jaburuna, Jardim Asteca, Jardim Colorado, Jardim do Vale, Jardim Guadalajara, Jardim Guaranhus, Jardim Marilândia, Jockey de Itaparica, Nossa Senhora da Penha, Nova América, Nova Itaparica, Novo México, Olaria, Pedra dos Búzios, Planalto, Pontal das Garças, Praia da Costa, Praia das Gaivotas, Praia de Itaparica, Primeiro de Maio, Residencial Itaparica, Rio Marinho, Santa Clara, Santa Inês, Santa Mônica, Santa Rita, Santos Dumont, São Torquato, Soteco, Vale Encantado, Vila Garrido, Vila Nova, Vista da Penha e Zumbi dos Palmares.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br