Mais de 12,4 mil moradores de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, terão seu esgoto tratado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) até agosto. Com isso, o meio ambiente deixará de receber mais de 857,3 mil de litros de esgoto lançados por dia nos córregos da região. A obra de interligação de redes vai viabilizar à Cesan a coleta desse esgoto, destiná-lo à Estação de Tratamento (ETE) de Araçás e devolvê-lo limpo ao meio ambiente.
Até o momento, a Cesan já atendeu aos moradores do Condomínio H 12, o que corresponde a 40% do andamento da obra. A Rua C – via que dá acesso à Rua Itaoca e à pracinha do bairro – já recebeu a intervenção para interligar as redes da Cesan e suas duas faixas estão liberadas.
A contemplada da vez é a Rua Itaoca, ou Avenida Principal, que possui uma das suas faixas interditadas. Com o término da obra, os moradores da 2ª, 5ª, 6ª e 7ª etapas serão os próximos beneficiados. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização, pois o trânsito no local está no modo “pare e siga”. Apesar da intervenção, o engenheiro da Cesan responsável pela obra, Samuel Bleydão, afirmou que não há nenhum registro de engarrafamento para quem passa nesta via.
Segundo ele, a previsão é que o trecho interditado seja liberado daqui a dez dias úteis. “Nós vamos trabalhar até nos fins de semana para finalizar o mais rápido possível. Mas contamos com a compreensão dos moradores, pois estamos vulneráveis a estender esse prazo, devido às características do subsolo, que aumentam a dificuldade técnica da obra”, contou.
Além de devolver o esgoto tratado ao meio ambiente, Bleydão destacou os benefícios a curto e longo prazo que os moradores de Coqueiral de Itaparica receberão. “Os moradores possuem fossas primárias, o que equivale a um gasto de pelo menos R$ 2 mil para dar manutenção de limpeza em cada fossa instalada nos condomínios. Sem a fossa, os insetos também serão eliminados. A ligação de todos os condomínios à rede da Cesan contribuirá para a despoluição do córrego da região”, comemorou.
Ligações intradomiciliares
É importante ressaltar que após a conclusão dessas obras, os condomínios devem fazer a sua parte e efetuarem as ligações intradomiciliares (que vão do interior da área do condomínio até a caixa de ligação nas calçadas). Dessa forma, o esgoto passará pela caixa de ligação e chegará à rede da Cesan e depois será enviado para uma estação de tratamento. Os síndicos ou administradores dos condomínios podem contratar um profissional de sua confiança para fazer essas intervenções de ligações intradomiciliares.