Transparência
icon-transparencia
06/09/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Mestrado de empregada da Cesan propõe alternativa para higienização do lodo de esgoto

O O projeto propõe reduzir o custo final do lodo e a redução do impacto do passivo ambiental A dissertação intitulada Desaguamento e higienização de lodo de esgoto utilizando estufa agrícola sobre leitos de secagem defendida pela empregada da Cesan, Juliana Guasti Lozer, propõe, de forma geral, contribuir para a redução dos custos de disposição final de lodo de esgoto. O projeto de pesquisa foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Castelo, e apresentado recentemente como trabalho de conclusão de curso de mestrado em Engenharia Ambiental.

De acordo com Juliana, além de reduzir o custo final do lodo, o projeto apresenta também a redução do impacto do passivo ambiental. Foi possível obter como principal resultado que a estufa agrícola possui a capacidade de acelerar o processo de secagem do lodo disposto nos leitos de secagem, reduzindo assim o tempo de permanência do mesmo no leito, propiciando ciclos mais curtos de desaguamento, explicou.
 
Ela afirma que a maior parte dos resíduos gerados são destinados para aterros sanitários e os custos de transporte são calculados por peso. Assim, as despesas aumentam na disposição final. De um modo geral, um conhecimento aprofundado nos processos de operação de leitos de secagem de lodo contribui para a diminuição desses custos, pois o lodo desidratado corresponde a um peso relativamente menor, conta. A A estufa agrícola possui a capacidade de acelerar o processo de secagem do lodo disposto nos leitos de secagem

O projeto foi coordenado pela Divisão de Gestão e Pesquisa da Cesan, em parceria com Divisão Sul e a Gerência de Meio Ambiente. A Divisão de Gestão e Pesquisa possui entre suas atribuições a função de realizar pesquisas visando adequações que permitam uma maior eficiência nas fases dos processos e garantia da qualidade dos produtos.

Segundo Juliana, a legislação ambiental está cada vez mais exigente em relação à disposição adequada dos resíduos e, com isso, a Cesan vem desenvolvendo políticas para gestão dos resíduos, como a construção das Unidades de Gerenciamento de Lodo (UGL) e de Resíduos (UGR). 

Informações ao cliente:

115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
Texto: Ana Carolina Stutz
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade