Transparência
icon-transparencia

ligao_de_esgoto_pequena.jpg Os moradores receberão um folheto educativo que mostra como interligar o imóvel à rede coletora da Cesan
A partir desta quinta-feira (19), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) inicia as atividades para incentivar a adesão ao sistema de esgotamento sanitário na Ilha do Boi e na Ilha do Frade, em Vitória. Durante as próximas semanas, técnicos da empresa vão visitar os imóveis dos bairros para explicar a importância da ligação de esgoto e como executar a interligação.

Os moradores receberão uma carta comunicando que a rede coletora de esgoto já está disponível, além de folhetos educativos com informações detalhadas sobre a ligação domiciliar de esgoto. Em caso de dúvidas sobre o serviço ou se o imóvel apresenta alguma situação que impeça a interligação ao sistema de esgoto, basta solicitar uma visita técnica pelo telefone 115.

A Cesan concluiu as obras do sistema de esgotamento sanitário na Ilha do Boi e na Ilha do Frade no final de junho, beneficiando mais de 1.500 moradores. Com um investimento total de R$ 7,4 milhões, foram construídos 13 mil metros de redes coletoras e oito estações de bombeamento, que vão enviar o esgoto das ilhas para ser tratado na estação de Mulembá, em Joana D´Arc, Vitória.

elevatoria_ilha_do_boi_pequena.jpg Foram construídas oito elevatórias para bombear o esgoto das ilhas até a Estação de Mulembá, em Joana D’arc
Ao interligar o esgoto do imóvel à rede coletora da Cesan, o mesmo será levado para uma estação de tratamento de esgoto, que conta com um moderno sistema de tratamento dos efluentes domésticos e grande eficiência na remoção da matéria orgânica. Corretamente tratado e desinfetado, o esgoto se transforma em água limpa e é devolvido à natureza, contribuindo para a despoluição das praias e a promoção da saúde e qualidade de vida da população.

Legislação
A ligação do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é obrigatória, por determinação das Leis Estaduais nº 7499/2003 e 9.096/2008, que tratam da Política Estadual de Saneamento Básico, e da Lei Federal 11.445/2007 e seu decreto regulamentador nº 7.217/2010. Em Vitória, também há regulamentação por meio da Lei Nº 4857/1999 (Lei Orgânica do Município) e Decreto nº 8.433/1990. A fiscalização é feita pela Prefeitura de Vitória.

De acordo com a legislação, compete ao proprietário do imóvel a sua ligação à rede coletora de esgoto, cujo ponto de interligação está na calçada em frente à residência. Mesmo os imóveis que possuem sistema de fossa filtro devem ser interligados ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, porque a fossa é uma solução individual permitida em lei somente em casos de ausência de rede pública de saneamento básico.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade