Transparência
icon-transparencia
03/07/2017
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Estação de Tratamento de esgoto da Cesan recebe visita de vereadores de Cariacica

Os vereadores conheceram as tecnologias e processos utilizados no tratamento do esgoto
Os vereadores conheceram as tecnologias e processos utilizados no tratamento do esgoto

Os vereadores de Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, visitaram, na manhã desta segunda-feira (3), a Estação de Tratamento de Esgoto Bandeirantes (ETE), onde a Cesan trata a maior parte do esgoto coletado no município. Os vereadores foram recebidos pela diretora Operacional da Cesan, Sandra Sily, e pelo responsável pela Gerência Metropolitana Norte da Companhia, Luiz Cláudio Rodrigues.

No decorrer da visita às instalações industriais da ETE, os vereadores foram informados sobre as tecnologias e processos utilizados no tratamento de esgoto pela Cesan. A diretora Sandra Sily lembrou que está em fase de estudos uma Parceria Público-Privada (PPP) para universalizar o serviço de esgotamento sanitário no município de Cariacica, que hoje está disponível para 44% da população.

Durante a visita, a diretora Sandra Sily também respondeu a perguntas dos vereadores. Confira os principais trechos:

Pergunta: Onde não tem rede de esgoto a Cesan cobra tarifa?

A Estação de Tratamento de Esgoto Bandeirante tem capacidade de 250 litros por segundo e trata quase todo o esgoto do município de Cariacica
A Estação de Tratamento de Esgoto Bandeirante tem capacidade de 250 litros por segundo e trata quase todo o esgoto do município de Cariacica

Resposta: A Cesan só cobra tarifa pelo serviço que é prestado. Se o morador não estiver ligado à rede de esgoto e for cobrada tarifa pelo serviço é preciso corrigir. O morador pode procurar qualquer escritório de atendimento da Empresa e, caso seja confirmada cobrança indevida, o valor é devolvido.

P: Por que a Cesan não faz a ligação das residências às redes de esgoto de uma vez, quando faz as obras?

R: Para ligar fazer a ligação às redes é necessário realizar algumas obras na parte interna do imóvel. Como se trata de área privada, a Cesan precisa de autorização do morador para realizar o serviço. Já tentamos fazer dessa forma, mas poucos moradores concederam autorização para entrarmos nas residências e fazer a ligação.

P: Ainda há lançamento de esgoto sem tratamento pela Cesan em Cariacica?

R: Em uma pequena área na região do bairro Rio Marinho o esgoto é coletado e não há tratamento. Essa é uma situação atípica, pois, trata-se de um sistema muito antigo, mas essa situação está sendo resolvida e em breve esse esgoto também será tratado.

P: Como funciona a Tarifa Social?

R: A Tarifa Social é um desconto que pode chegar a 60% do valor das tarifas da Cesan. É concedido a todo morador que for cadastrado nos programas Bolsa Família, do Governo Federal, Bolsa Capixaba ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). O morador deve ligar para o telefone 115 para saber quais documentos são necessários e depois comparecer a qualquer escritório de atendimento ao cliente da Cesan e solicitar o benefício.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade