Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

23/07/2020

Atuação de técnicos da Cesan reduz perdas de água em 65% em Santa Teresa

Com R$ 60 mil, investimento relativamente baixo para o setor de saneamento, os técnicos foram capazes de recuperar três filtros da estação de tratamento de água

Com baixo investimento, muita dedicação e conhecimento os técnicos da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) conseguiram uma redução de 65% nas perdas na estação de tratamento de água (ETA) Santa Teresa, beneficiando mais de nove mil moradores da região.

Com R$ 60 mil, investimento relativamente baixo para o setor de saneamento, os técnicos foram capazes de recuperar três filtros de aço pertencentes a uma antiga ETA, em Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo. Após a reforma, os equipamentos foram instalados na ETA Santa Teresa, elevando a produção de 26 para 31,5 litros por segundo. Isso significa mais de 2,7 milhões de litros de água tratada com qualidade disponíveis diariamente para a população local.

Com apoio de diversas unidades organizacionais da companhia, os serviços foram executados pela equipe de manutenção do polo da Cesan, em Santa Teresa. Os trabalhos levaram pouco mais de um mês e foram concluídos no final de junho.

O responsável pelo Polo de Santa Teresa, Antônio da Silva Ferreira, explica que o ganho ocorreu no processo de lavagem dos filtros da ETA. “Periodicamente os filtros das estações precisam ser limpos e é utilizada a água tratada na própria estação para fazer a lavagem. Com a instalação dos novos filtros, reduziu-se em três vezes o volume de água necessário para a limpeza, diminuindo as perdas no processo e tornando essa água disponível para uso pela população”, comemora.