Transparência
icon-transparencia
08/07/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan busca por assertividade com o Projeto Nomenclatura

A Companhia Espírito-santense de Saneamento buscou praticidade e assertividade ao pôr em ação o Projeto Nomenclatura. Ele tem como objetivo dar nome e sobrenome para as válvulas da Cesan, facilitando a identificação delas por parte dos operadores, técnicos e engenheiros. O projeto está sendo desenvolvido desde setembro de 2019 pelo técnico Franthiesco Mariano, da Divisão de Operação e Manutenção Serra (O-DSR), em conjunto com as técnicas Selma Clara e Mônica Passos da Divisão de Desenvolvimento Operacional (O-DDO). O chefe de divisão da O-DSR, Marcelo Lopes, e o gerente André Lima, da Gerencia Metropolitana Norte (O-GMN), também dão suporte ao trabalho.

O projeto funciona com a nomeação das válvulas voltadas para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA). Elas são nomeadas fisicamente e também têm os nomes registrados no Sistema de Informações Geográficas (GIS) — este concentra toda a base de dados cadastrais da Cesan. No momento, todas as válvulas que englobam o projeto foram identificadas no Sistema GIS, enquanto a identificação delas fisicamente está sendo realizada naquelas que são consideradas mais importantes pelas equipes.

Atualmente, o Projeto Nomenclatura está em andamento, desde maio, nos municípios da Serra e de Fundão. O objetivo, porém, é de expandir esse trabalho para os outros locais em que a companhia atua, começando com a região litorânea de Aracruz para posteriormente seguir ao longo de todo o estado.

Mais exatidão e menos risco

Para o técnico Franthiesco Mariano, o Projeto Nomenclatura é um facilitador durante os serviços por dar mais exatidão ao funcionário no momento das operações; o grande número de válvulas pede por uma comunicação mais fácil. Somente na Grande Vitória existem, aproximadamente, mil Válvulas de Manobra (VMA), sendo que a Cesan também trabalha com as Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), Válvulas de Descarga (VDE), Válvulas de Retenção (VRE) e Válvulas Ventosa (VVE). “Na manipulação das válvulas é necessária muita atenção, pois qualquer falha pode nos trazer problemas como falta d’água, vazamentos, sobrecarga em unidades de bombeamento, esvaziamento de redes, entre outros. Ao longo do tempo, nossos sistemas de abastecimento têm ficado cada vez mais complexos, demandando várias manobras para obtenção de um resultado esperado. Por muitas vezes, há várias válvulas na mesma região, com funções diferentes. Portanto, identificar essas válvulas é crucial para manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia”, disse.

Anteriormente, para identificar uma válvula tinha-se a necessidade de vários dados, como a localização completa e característica dela. Frantchiesco afirma que ainda com os detalhes, as informações eram complicadas de serem entendidas. “Mesmo assim, era difícil de ser entendido e estranho para quem não está familiarizado com o sistema de abastecimento. Então, caracterizar as válvulas de forma simples e clara é necessário. Agora, com a nomenclatura delas, há facilidade de identificação em campo, nos sistemas de informação e relatórios, aumentando o controle e mitigando possíveis erros”, explicou o técnico.

O Projeto Nomenclatura é positivo tanto para os empregados, quanto para os clientes. Os funcionários da Cesan têm mais exatidão na realização do trabalho, o que consequentemente afeta na qualidade do serviço prestado.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade