Transparência
icon-transparencia
20/11/2020
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan finaliza obras para implantação de sistema de esgotamento sanitário em Pancas

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) finalizou as obras que implantaram sistemas de esgotamento sanitário (SES) no município de Pancas, localizado na região Noroeste do Espírito Santo. Os investimentos foram superiores a R$12,7 milhões e contemplaram todos os bairros da sede do município. Com os novos serviços, 7.383 moradores desses locais serão beneficiados; a meta da Cesan é alcançar 8.570 habitantes até o final do plano, em 2030.

Por meio do empreendimento, que teve início em maio de 2017 e finalização em agosto deste ano, foram construídos 476 metros de emissário de esgoto tratado, uma unidade de estação de tratamento de esgoto (ETE vazão 14 l/s), mais de 1.600 unidades de ligações prediais, 24.811 metros de rede coletora, quatro unidades de elevatória de esgoto bruto e mais de 1.700 metros de emissário de esgoto bruto.

Com esses novos sistemas funcionando, a universalização do esgotamento sanitário em Pancas ficará mais próxima, uma situação diferente de 2017. Antes do projeto, o município não possuía redes de coleta e serviços de tratamento de esgoto. Agora, tanto a saúde das pessoas será mais protegida quanto o meio ambiente e os recursos hídricos. O Rio Pancas, que compõe a Bacia do Doce e fornece água para os moradores, por exemplo, será mais preservado.

É importante ressaltar que, mesmo com os sistemas em operação, os cidadãos precisam contribuir com a preservação e ligar os imóveis às redes. Se essa ação não se concretiza, o esgoto continua voltando para a natureza e causando impactos negativos sociais e ambientais.

Mais investimentos na região Noroeste

Além da implantação de sistema de esgotamento sanitário em Pancas, a Cesan também realizou outras melhorias na região Noroeste, como a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alto Rio Novo, da ETA São Gabriel da Palha, da ETA Vila Valério e a reforma e construção da edificação para acomodação da sala de controle, laboratório, banheiro e cozinha na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Gabriel da Palha.

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade