Transparência
icon-transparencia
14/05/2021
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Encontro entre Cesan e Prefeitura discute demandas de saneamento de Aracruz

Foto: Humberto De Marchi / Prefeitura de Aracruz
Andreão falou sobre as melhorias na orla após a assinatura da concessão do município com a Cesan

O Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Pablo Andreão, e técnicos da companhia se reuniram com o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho e com o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, Amadeu Wetler. O encontro aconteceu na terça-feira (11), onde foram discutidas as demandas de saneamento do município. Andreão falou sobre as melhorias na orla após a assinatura da Concessão, onde a empresa passou a ser responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto.

Andreão destacou a importância da capacidade econômica e financeira do operador de saneamento para realização dos investimentos em atendimento ao Plano Municipal de Saneamento Básico e ressaltou que é preciso uma revisão do atual plano, uma vez que foi elaborado em 2016. “O plano estabelece metas, procedimentos e diretrizes relacionados ao abastecimento de água potável, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos, sendo um importante instrumento para a gestão do saneamento no município”.

Durante a reunião Dr. Coutinho pediu que a Cesan intensificasse o olhar para Barra e Vila do Riacho para melhorar o abastecimento e a qualidade da água nesses locais. “Nossa expectativa é melhorar o saneamento básico, oferecendo mais qualidade para nossa população, além de reduzirmos custos com a saúde pública, uma vez que o tratamento da água e esgoto representam saúde preventiva”.

O diretor explicou que no início do primeiro semestre de 2022 será licitada a primeira fase da implantação das redes de tratamento de esgotos em Barra e Vila do Riacho. “Nossa intenção é implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto que irá melhorar a qualidade do rio Riacho. Em 24 meses vamos investir aproximadamente R$ 9 milhões na orla de Aracruz”.

Andreão propôs a criação de um grupo técnico de trabalho para tratar assuntos relacionados ao saneamento. “O grupo será formado por secretários municipais ligados a este assunto e representantes da Cesan com o objetivo de dar mais rapidez e dinamismo a essas questões. As reuniões acontecerão semanalmente ou sempre que necessário”.

Participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, de Obras e Infraestrutura, rafael Borgo, de Transportes e Serviços Urbanos, Almir Vianna e Habitação e Defesa Civil, Alessandro Lube e representantes de diversas áreas da Cesan.

Texto: Alessandra Mesquita

E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade