Transparência
icon-transparencia
24/05/2018
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Laboratório de Controle da Qualidade do Esgoto da Cesan é acreditado pelo Inmetro na versão 2017 da norma ISO 17025

ReleaseO Laboratório de Controle da Qualidade da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em Araçás, recebeu a recomendação da acreditação ISO/IEC 17025 na nova versão 2017, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A recomendação foi concedida no dia 18 de maio após quatro dias de avaliação realizada pelos auditores do Instituto. Foram avaliados requisitos gerenciais, como a organização, o sistema de qualidade, o controle de documentos e o atendimento ao cliente. Já os requisitos técnicos avaliados envolvem a acomodação e condições ambientais, os métodos utilizados para ensaio, os equipamentos, as amostragens, as medições e a garantia de qualidade dos resultados. Os auditores elogiaram a equipe do laboratório quanto à sua capacidade técnica e também quanto à condução do sistema da qualidade implantado. A auditora Thania Gomide inclusive recomendou que os analistas da E-DCQ se inscrevam no Inmetro para se tornarem auditores também. Ela afirmou que “o Inmetro precisa de mais auditores com o conhecimento e capacidade técnica observada nos analistas da Cesan”. A acreditação das análises na ISO 17025 aumenta a credibilidade da Companhia como um todo, seja no ambiente corporativo ou no atendimento ao cliente, pois traz um respaldo em nível internacional. O laboratório que acaba de receber a recomendação é responsável por analisar e monitorar os sistemas de tratamento de esgotamento sanitário, atendimento às demandas operacionais para avaliação da eficiência do tratamento, bem como acompanhar o impacto causado ao meio ambiente. Os principais benefícios que a Acreditação NBR ISO/IEC 17025 traz:
  • – Maior confiança nos resultados e aceitação mundial;
  • – Maior credibilidade junto aos órgãos ambientais e vigilância sanitária;
  • – Valorização e aumento da capacitação dos funcionários do laboratório;
  • – Valorização da empresa.
A E-DCQ conta atualmente com 12 parâmetros (análises) acreditados. Em agosto de 2018, serão avaliados mais 02 parâmetros novos. De acordo com a gestora da E-DCQ, Juciane Motta, a revisão nas Normas ISO 9001 (versão 2015) e ISO/IEC 17025 (versão 2017) trouxeram muitas mudanças para o Sistema da Qualidade. “A equipe se esforçou, estudou e implementou todas as alterações sem o auxílio de consultoria externa. Fato que demonstra a alta capacidade técnica e comprometimento da equipe”, disse. “O desafio agora é acreditar 100% dos parâmetros e a equipe tem se esforçado para isto”, ressaltou Elza de Abreu, gerente de Meio Ambiente e Controle de Qualidade.  
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade